Trabalhadores urbanos e atingidos por barragens e se unem pela renovação das concessões do setor elétrico, em Curitiba

Acontece nesta manhã (14/03), em Curitiba, o seminário “Renovação das concessões do setor elétrico”. O evento acontece no centro de Convenções do Shopping Estação e é organizado pela Plataforma Operária […]

Acontece nesta manhã (14/03), em Curitiba, o seminário “Renovação das concessões do setor elétrico”. O evento acontece no centro de Convenções do Shopping Estação e é organizado pela Plataforma Operária e Camponesa da Energia, formada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Sindicato dos Engenheiros (Senge), Fisenge, Sinergia, CUT, FNU, FUP, entre outros movimentos e organizações sociais e sindicais.

Na atividade, as entidades irão manifestar publicamente sua posição contrária à privatização do setor elétrico nacional e em defesa da renovação das concessões de energia. Segundo Robson Formica, da coordenação do MAB, nos próximos anos vencem as concessões, ou seja, o direito de uso por parte das empresas, de praticamente 20% do parque gerador de energia do Brasil, assim como cerca de 80% das linhas de transmissão e de mais de 49 empresas distribuidoras.

“Isso representa 35% do total da energia comercializada no país e envolve negócios na ordem de 30 bilhões de reais por ano, portanto abre-se uma disputa nacional, travada entre os segmentos empresariais e os interesses do povo brasileiro. Se não houver a renovação das concessões do setor elétrico, corre-se risco de uma nova onda de privatização, e quem está mais interessado nisso são os setores empresarias”, declara Robson.

O Seminário faz parte da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens, que hoje comemora o Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida. Para amanhã estão previstas novas atividades na capital paranaense. Ações estão acontecendo em diversas capitais federais.

Contato: (46) 9902 2291

Programação:

10 horas

Aspectos políticos da renovação das concessões

Posição das empresas

Posição da Plataforma Operária e Camponesa da Energia

12 horas

Almoço

14 horas

Os desafios do setor elétrico frente à renovação das concessões

16 horas

Marcha pela cidade

17 horas

Ato público pela renovação das concessões “Todos pela energia” (Local: Calçadão da Rua XV de Novembro)

19 horas

Encerramento

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro