Militantes encerram curso Energia e Sociedade na UFRJ

Mais uma turma concluiu o Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo, uma parceria do MAB com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal […]

Mais uma turma concluiu o Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo, uma parceria do MAB com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Eletrobrás. A formatura realizou-se ontem (14), na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

Composta por 22 organizações sociais de 10 países da América Latina, Europa e África, a Turma Internacionalista Simón Bolívar encerra um período de quatro etapas realizadas sempre nos recessos escolares da universidade. A intensa programação de estudos e a convivência dos participantes permitiram importantes trocas de experiências e o aprofundamento da aliança entre organizações do campo e da cidade.

Nas palavras do pró-reitor de extensão, Prof. Pablo César Benetti, o curso Energia e Sociedade “representa a universidade que a gente quer, diversa, com muitos e diferentes costumes e sotaques, que trata de assuntos relevantes para a sociedade e demonstra o esforço dos trabalhadores para estar na universidade”.

Para Alexandre Farias, gestor de projetos sócio-ambientais da Eletrobrás, a iniciativa dos atingidos por barragens demonstra o esforço do Movimento e seu apreço pela educação. Alexandre também parabenizou o MAB pela Carta aos Trabalhadores do Setor Elétrico Brasileiro, “uma iniciativa muito interessante porque é um sinal de diálogo que sinaliza para o que temos em comum e não apenas as diferenças e conflitos”.

Falando em nome dos formandos, Moisés Borges, militante do MAB em Minas Gerais, e Iara de Pina, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no Paraná, trouxeram a gratidão da turma a todos os parceiros que tornaram possível a realização do curso e a memória da convivência e da troca de experiências, do trabalho coletivo e do esforço militante que todos tiveram em participar do curso enquanto uma tarefa política de fundamental importância para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

José Josivaldo, membro da direção nacional do MAB e da coordenação político-pedagógica do curso, destacou que “a Turma Simón Bolívar foi de fato internacional, pois internacionalizou mais do que os conhecimentos, mas também o sentimento, a solidariedade, os desafios e as dificuldades”. Ainda salientou que “após muitos debates houve um avanço no processo de unificação, tanto na leitura sobre a luta de classes na América Latina quanto no compreensão do papel da energia como elemento central na luta política em nosso continente e no mundo”. Josivaldo insistiu que “o conhecimento deve capacitar os militantes em todos os aspectos possíveis, mas todo este acúmulo deve ser transformado em organização e lutas em todos os países e, neste sentido, o Curso Energia e Sociedade contribuiu imensamente”, afirmou.

Também estiveram presentes na formatura, onde foram entregues 50 certificados de extensão e especialização, a professora Débora Foguel, pró-reitora de pesquisa e pós graduação da UFRJ; Frederico Araújo, vice- presidente do IPPUR, bem como outros membros e bolsistas do instituto; Leandro Nogueira, diretor da Escola de Educação Física e Desportos, onde os estudantes ficam ficam alojados e foram realizadas as aulas; Gustavo Castro, do Movimiento de Afectados por Represas e pela defesa de los rios do México; Edgar Gonçales, cônsul da Venezuela no Brasil; Joba Alves, representante Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); Goran Ek, da Sociedade Sueca para a Proteção da Natureza, entre outros professores da universidade e representantes de diversos movimentos do campo e da cidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro