Militantes apresentam trabalhos de conclusão do curso na UFRJ

Os estudantes da Turma Internacionalista Simón Bolívar apresentam nesta segunda-feira (13) os Trabalhos de Conclusão do Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo realizado em uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de […]

Os estudantes da Turma Internacionalista Simón Bolívar apresentam nesta segunda-feira (13) os Trabalhos de Conclusão do Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo realizado em uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com apoio da Eletrobrás.

Os trabalhos abrangem diversas temáticas relacionadas à violação de direitos humanos e aos impactos ambientais e sociais na construção de barragens e de outros grandes empreendimentos na América Latina, na África e na Europa. Questões relacionadas à privatização do setor elétrico, como a queda da qualidade do serviço prestado a população, a péssima condição dos trabalhadores devido ao processo de terceirização e precarização do trabalho no setor bem como o aumento nas tarifas de energia, sobretudo nos grandes centros urbanos, também são debatidos em diversos trabalhos.

Para Cristiane Nadeletti, integrante da coordenação político-pedagógica do curso, “os trabalhos de conclusão representam o esforço de cada militante de fazer uma síntese dos muitos aprendizados do curso Energia e Sociedade, tendo como base as experiências vividas nas regiões onde atuam. É um esforço teórico de formação, mas, sobretudo, um instrumento de luta para os movimentos que compõe a turma”, afirma.

A apresentação dos 50 trabalhos de conclusão com certificados de extensão ou especialização está sendo no prédio da reitoria, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). A formatura da Turma Internacionalista Simon Bolívar será terça-feira (14) a partir das 17h na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a presença do reitor Prof. Carlos Levi e outras autoridades.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro