Manifestações contra Belo Monte em todo o país

Atingidos por barragens de 10 estados participam das mobilizações Hoje (20/4) atingidos por barragens, militantes de movimentos sociais, indígenas e ambientalistas, além de trabalhadores urbanos e de pastorais sociais realizaram […]

Atingidos por barragens de 10 estados participam das mobilizações

Hoje (20/4) atingidos por barragens, militantes de movimentos sociais, indígenas e ambientalistas, além de trabalhadores urbanos e de pastorais sociais realizaram protesto em 7 capitais e na capital federal contra a construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte. Atingidos por barragens de Tocantins e Goiás se mobilizaram em Brasília.

Em Belém (PA), cerca de 500 agricultores, ribeirinhos e indígenas ocuparam a sede da Eletronorte. Participam do ato o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o MST, a Via Campesina e o Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, entre outras organizações. Em Altamira também houveram manifestações de indígenas e ribeirinhos contra a obra.

Em Brasília, cerca de 600 atingidos por barragens e agricultores organizados no MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e no MST, além de ativistas ambientais e de movimentos indígenas marcharam pela Esplanada dos Ministérios até a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No último dia 12 de abril, os movimentos sociais já protestaram no local. Na oportunidade, esteve presente o diretor de Avatar, James Cameron, que se posicionou totalmente contrário à construção da barragem.

Em Porto Alegre (RS), os manifestantes realizaram um protesto em frente a Agergs (Agência Estadual de Serviços Públicos delegados ao RS), órgão onde funciona a Aneel no estado. Depois de serem recebidos e protocolarem um documento contrário à Usina eles seguiram em marcha até o Ministério Público Federal, onde encerraram o ato.

Em Belo Horizonte (MG), os protestos e panfletagens acontecem na Praça Sete. Organizam o ato integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento Sem Terra e diversas organizações que integram a Assembléia Popular no estado. Além da ação na praça, acontecerá um debate sobre a obra durante o Congresso Internacional de Pedagogia, que acontece em Belo Horizonte, com mais de 5 mil estudantes de diversos países.

Os atos em Florianópolis (SC) acontecem nesta tarde. Integrantes da Via Campesina, sindicatos de trabalhadores do setor elétrico e demais trabalhadores urbanos de Santa Catarina farão uma audiência pública na Assembléia Legislativa do estado e depois seguirão em marcha para um ato simbólico em frente à sede da Eletrobrás no estado.

Em Fortaleza (CE), os atingidos por barragens uniram-se à luta dos servidores públicos do estado para a luta contra Belo Monte. Cerca de 1000 manifestantes estiveram reunidos na Praça do Ferreira. Além da luta pela garantia dos direitos trabalhistas dos servidores, os manifestantes fazem panfletagens contra a barragem nas ruas do centro da capital.  

Panfletagens também acontecem nas cidades de Porto Velho (RO) e em Campina Grande (PB). Nestas duas cidades também estão previstos atos nas universidades federais, com a adesão de estudantes para a luta contra a barragem.

Se construída, a barragem atingirá aproximadamente 24 aldeias dos povos indígenas localizados na região do Xingu. Desde a década de 80, quando o projeto inicial da obra foi lançado pelo governo da ditadura militar, a população local vem lutando e resistindo contra esse mega-empreendimento. “Agora, não é só o Pará que luta contra Belo Monte. A sociedade entendeu que Belo Monte significa a violação da nossa soberania, enquanto nação. Significa a exploração dos nossos bens naturais pelas multinacionais. Nós não vamos mais permitir isso”, afirmou Rogério Hohn, da coordenação do MAB.

Dois consórcios se inscreveram para o leilão. Um deles tem participação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), da Construtora Queiroz Galvão, da Galvão Engenharia e de outras seis empresas. O segundo consórcio tem a construtora Andrade Gutierrez, a Vale, a Neoenergia. Nesse grupo estão duas subsidiárias da Eletrobras: Furnas e Eletrosul.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro