Atingidos por barragens de todo o país protestaram contra Belo Monte, em Brasília

A marcha marcou o encerramento do Encontro Nacional da Juventude do MAB Encerrou na tarde de ontem (12), o Encontro Nacional da Juventude – pelos direitos dos atingidos por barragens […]

A marcha marcou o encerramento do Encontro Nacional da Juventude do MAB

Encerrou na tarde de ontem (12), o Encontro Nacional da Juventude – pelos direitos dos atingidos por barragens e por um projeto energético popular. O evento organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) iniciou no dia 8 de abril e aconteceu em Brasília, com a presença de 700 militantes, vindos de 15 estados. O Encontro teve o objetivo de discutir e denunciar a violação dos direitos dos atingidos no processo de construção de barragens, debater sobre o projeto energético popular, fortalecer a luta pelos direitos dos atingidos e reorganizar a resistência contra a construção de barragens. Além disso, o Encontro culminou numa formatura simbólica dos jovens militantes que estiveram em processo de formação durante o último período.

Para encerrar as atividades na capital federal, os atingidos por barragens presentes no encontro e representantes de movimentos indígenas de Altamira (PA) e do Parque Nacional do Xingu, além de organizações de Brasília, protestaram contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão está previsto para a próxima terça-feira, dia 20. A marcha partiu da Catedral Metropolitana, percorreu a Esplanada dos Ministérios – parando no Ministério de Meio Ambiente, Congresso, Ministério da Justiça, Ministério de Minas e Energia (MME) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – e finalizou na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um documento pedindo o cancelamento da Licença Prévia e do leilão da hidrelétrica, assinado por mais de 50 movimento sociais e entidades, foi protocolado no MME e na Aneel.

Para o encerramento do ato, estiveram presentes o diretor do filme Avatar, James Cameron, e os atores  Sigourney Weaver e Joel David Moore. Cameron e Sigourney declararam ser totalmente contra a construção de Belo Monte e apresentaram inúmeros argumentos para reforçar esta posição, desde a necessidade de um novo modelo energético para o Brasil e para o mundo, como também os imensuráveis impactos socioambientais e econômicos que serão causados na região, afetando severamente as comunidades locais.

Posteriormente à marcha, foi realizada uma entrevista coletiva. Neste momento, Rogério Hohn (MAB), Antônia Mello (Movimento Xingu Vivo para Sempre), Sheila Juruna (Coiab), Raul Valle (Instituto Socioambiental) e James Cameron puderam explicitar aos jornalistas, com mais detalhes, os motivos da luta pela não construção de Belo Monte.

Rogério Hohn falou que esta barragem está dentro de um amplo programa de saqueio dos bens naturais da Amazônia, que quem pagará a conta da construção será o povo brasileiro e que a luta contra Belo Monte é uma luta de todo o povo brasileiro, portanto todos os que querem que sejamos um povo soberano devem se inserir nessa frente. “O leilão está previsto para o dia 20, nós iremos às ruas desse país para dizer que as empresas interessadas nessa barragem estão roubando a vida do povo do Xingu e a nossa soberania enquanto Nação”, afirmou.

Cameron mencionou que ao ser procurado e informado sobre a construção de Belo Monte e o que ela representa não pôde resistir em unir-se à luta dos que são contrários à sua construção. Ele afirmou também que será um porta-voz mundial desta causa e usará o seu prestígio para ajudar do modo que puder. Por fim disse que pretende fazer um documentário sobre o que vem acompanhando em relação à Belo Monte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro