Posicionamento do MAB sobre o cancelamento do leilão de Belo Monte

O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) considera que a suspensão do leilão – através de uma liminar do Ministério Público Federal – que iria selecionar o consórcio construtor da […]

O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) considera que a suspensão do leilão – através de uma liminar do Ministério Público Federal – que iria selecionar o consórcio construtor da usina de Belo Monte, é uma vitória. E é fruto de uma histórica luta dos atingidos por barragens, indígenas e ribeirinhos, iniciada há mais de vinte anos, desde que o projeto foi lançado pelo governo da ditadura militar.

Esta luta histórica culminou em um grande ato, na última segunda-feira (12/4), em Brasília, que contou com mais de mil pessoas organizadas em movimentos sociais e entidades – além de personalidades internacionais como o cineasta James Cameron – que lutam contra a apropriação dos bens naturais da Amazônia por grandes grupos econômicos nacionais e internacionais.

Apesar do clima de vitória, sabemos que essa liminar pode ser derrubada a qualquer momento e que a Advocacia Geral da União já está trabalhando para isso. Para as grandes empresas interessadas, o cancelamento da obra significaria a perda de uma oportunidade de alcançar uma enorme taxa de lucro com a venda da energia gerada por Belo Monte. Significaria também deixar de explorar os bens naturais da Amazônia, bens estes que já estão alcançando o esgotamento nos países ricos e desenvolvidos.
Portanto, sabendo que as empresas não vão desistir facilmente deste mega-empreendimento, devemos continuar alertas e mobilizados contra a construção de Belo Monte e em defesa da Amazônia.

Continuaremos na organização popular e na luta por uma nação soberana, onde a água e a energia estejam sob controle e à serviço do povo. Neste sentido, manteremos nossa pauta de lutas pelo cancelamento definitivo da Licença Prévia e do leilão de Belo Monte.

Água e energia não são mercadorias!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro