Encontro nacional do MPA reúne mais de mil camponeses na Bahia

Do MPA Chega ao quarto dia o Encontro Nacional dos Pequenos Agricultores, que acontece na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, com o tema “Plano Camponês, por soberania alimentar […]

Do MPA

Chega ao quarto dia o Encontro Nacional dos Pequenos Agricultores, que acontece na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, com o tema “Plano Camponês, por soberania alimentar e poder popular”. O encontro reúne cerca de 1000 camponeses e camponesas de 17 estados do país, que vêm discutindo uma nova proposta de produção para o campo brasileiro.

A abertura do encontro aconteceu na última segunda-feira (12/4), e contou com a participação de mais de 30 organizações e movimentos sociais camponeses e urbanos, do Brasil e do exterior, que vieram prestigiar e fortalecer a luta do campesinato brasileiro.

O segundo dia do encontro foi dedicado ao estudo e reflexão sobre a conjuntura do capitalismo no mundo e a conjuntura política e agrária do país. Contribuíram com os debates a professora Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Neuri Rosseto, da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o professor Ariovaldo Umbelino, da Universidade de São Paulo (USP). A quarta-feira teve a participação do painelista Ricardo Gebrim, da Consulta Popular, que discutiu o tema “poder popular”, e do professor Paulo Zarth, que foi um dos coordenadores da pesquisa realizada pelo MPA sobre a história social do campesinato no Brasil, organizada em 10 publicações.

Ao longo do dia o movimento irá definir as linhas gerais de atuação para os próximos anos, e aprofundar o tema do plano camponês, uma proposta apresentada pelo MPA a partir de estudos sobre a realidade do campo brasileiro, que coloca um conjunto de ações políticas, econômicas e culturais que buscam garantir a soberania alimentar do povo brasileiro e a vida de qualidade no campo. O encerramento do encontro acontece nesta sexta-feira.

MPA lança campanha contra o uso de agrotóxicos

O movimento lançou na noite de terça-feira (13) a “Campanha Nacional contra os agrotóxicos em defesa da vida” a fim de debater com a sociedade a problemática do uso de agrotóxicos no Brasil, que leva o título de maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

Segundo dados do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola (Sindage) o nosso país já ultrapassou a marca dos 700 milhões de litros de agrotóxicos legalmente comercializados a cada ano. O valor total do uso de agrotóxicos distribuídos por habitante equivale ao consumo de 4 kg de agrotóxicos por pessoa ao dia.

O momento foi marcado com diversos depoimentos de camponeses e camponesas atingidos diretamente pelo uso dos agrovenenos, que relataram problemas graves de saúde em função do uso de agrotóxicos nas suas regiões, bem como sérios prejuízos ambientais.

Na tarde desta quinta-feira (15/4), será lançada também a campanha pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela via campesina.

Distribuindo sementes para semear vida!

Na noite de terça-feira(13/4) aconteceu também a feira das sementes, um momento organizado para troca de sementes crioulas de todo o País. Cada estado fez uma seleção de tipos e espécies variadas de sementes de sua região, que foram socializadas entre os participantes do encontro.

A feira de sementes simbolizou um momento de resgate e fortalecimento das tradições camponesas de cultivo, e levantou o debate sobre a necessidade de garantirmos a soberania genética a partir do controle das sementes crioulas, defendendo-as como patrimônio da humanidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro