Atingidos por barragens protestam em Brasília contra Belo Monte

Nesta manhã (20/4), cerca de 600 atingidos por barragens e agricultores organizados no MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e no MST, além de ativistas ambientais e de movimentos indígenas […]

Nesta manhã (20/4), cerca de 600 atingidos por barragens e agricultores organizados no MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e no MST, além de ativistas ambientais e de movimentos indígenas estão marchando na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Eles partiram do INCRA, onde ontem estiveram acampados e seguem em direção à Aneel. O leilão estava marcado para acontecer neste dia, mas pela segunda vez foi suspenso por uma liminar expedida pela Justiça Federal, que afirma que a obra fere os direitos indígenas. Manifestações contrárias à obra estão acontecendo em diversas capitais, entre elas Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Porto Velho, Belo Horizonte, Belém, além de Campina Grande, na Paraíba, e em Altamira, no Pará.

Na semana passada, o MAB e diversas entidades contrárias à construção de Belo Monte estiveram na Aneel em um grande ato que contou com a presença do diretor do filme Avatar, James Cameron. Ele declarou ser totalmente contra a construção de Belo Monte e apresentou inúmeros argumentos para reforçar sua posição, desde a necessidade de um novo modelo energético para o Brasil e para o mundo, como também os imensuráveis impactos socioambientais e econômicos que serão causados na região, afetando severamente as comunidades locais.

Entre as empresas multinacionais interessadas na construção deste mega- empreendimento está a empresa mineradora Vale; a construtora Andrade Gutierrez, e a empresa de energia  Neoenergia. “Essas empresas têm um histórico de exploração dos bens naturais do território amazônico para fins comerciais e lucrativos. Elas nãos respeitam os direitos do povo da região e nem a nossa soberania enquanto nação. Por isso estamos mobilizados em 7 capitais do país, dispostos a não deixar essa obra acontecer”, afirmou Iury Charles, da coordenação do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro