Atingidos por barragens de 10 estados protestam contra Belo Monte

As manifestações serão mantidas, mesmo com a liminar que suspende o leilão Hoje (20/4) atingidos por barragens de 10 estados protestam contra o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte. […]

As manifestações serão mantidas, mesmo com a liminar que suspende o leilão

Hoje (20/4) atingidos por barragens de 10 estados protestam contra o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte. Militantes de movimentos sociais, indígenas e ambientalistas, além de trabalhadores urbanos e de pastorais sociais também participam dos protestos. O leilão estava marcado para acontecer neste dia, na sede da Aneel, em Brasília, mas pela segunda vez foi suspenso por uma liminar expedida pela Justiça Federal, que afirma que a obra fere os direitos indígenas.

Manifestações contrárias à obra estão marcadas em diversas capitais, entre elas Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Porto Velho, Belo Horizonte, Belém, além de Campina Grande, na Paraíba, e em Altamira, no Pará. Atingidos por barragens de Tocantins e Goiás estarão mobilizados em Brasília. “Nos manteremos alerta em todo o país. O problema de Belo Monte é um problema nacional e internacional, fere o direito à soberania dos povos, fere a dignidade dos indígenas e ribeirinhos e fere a todos os brasileiros que pagarão a conta dessa obra. Esta liminar pode cair a qualquer momento, pois existe muita pressão para a realização do leilão. Estaremos fazendo protestos em diversas capitais para dizer que, se esse leilão acontecer, será um crime de leza-patria”, afirmou Iury Charles, da coordenação do MAB.

Na semana passada, o diretor do filme Avatar, James Cameron, esteve participando de um protesto que aconteceu na capital federal. Cameron declarou ser totalmente contra a construção de Belo Monte e apresentou inúmeros argumentos para reforçar sua posição, desde a necessidade de um novo modelo energético para o Brasil e para o mundo, como também os imensuráveis impactos socioambientais e econômicos que serão causados na região, afetando severamente as comunidades locais.

Dois consórcios se inscreveram para o leilão. Um deles tem participação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), da Construtora Queiroz Galvão, da Galvão Engenharia e de outras seis empresas. O segundo consórcio tem a construtora Andrade Gutierrez, a Vale, a Neoenergia. Nesse grupo estão duas subsidiárias da Eletrobras: Furnas e Eletrosul.

Sobre a suspensão do leilão, em nota o MAB afirmou que “para as grandes empresas interessadas, o cancelamento da obra significaria a perda de uma oportunidade de alcançar uma enorme taxa de lucro com a venda da energia gerada por Belo Monte. Significaria também deixar de explorar os bens naturais da Amazônia, bens estes que já estão alcançando o esgotamento nos países ricos e desenvolvidos. Portanto, sabendo que as empresas não vão desistir facilmente deste mega-empreendimento, devemos continuar alertas e mobilizados contra a construção de Belo Monte e em defesa da Amazônia”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro