Resistimos
Documento
Metadados
Título da Arpillera
Resistimos
Descrição
Na arpillera estão representadas ações e locais simbólicos da resistência das atingidas e atingidos pelo rompimento da barragem da CASAN em Florianópolis/SC: a Oca, local onde aconteceram muitas reuniões e eventos importantes para a comunidade, o jardim e a horta comunitária construídos pelos moradores, a manifestação com diversos rostos, faixas com frases com lemas da luta e bandeira do MAB, e os muros pintados na rua mais atingida pelo rompimento, que ajudam a restituir a alegria que dá vida à rua.
Eixo - Tema
Data
julho 15, 2022
Autoras
Mulheres atingidas de Santa Catarina
Cartinha
Resistimos!
Desde o rompimento da barragem da Lagoa de Evapoinfiltração da CASAN, ocorrido em 25/01/2021 na Lagoa da Conceição em Florianópolis/SC, estamos lutando por uma justa reparação ambiental da lagoa e seu entorno.
Para amenizar nosso sofrimento – fomos diretamente atingidas pelo rompimento, nossas casas foram invadidas pela lama – constituímos um grupo de mulheres que se reúne periodicamente para narrar, através do bordado, nossas dores e esperanças.
Nesta arpillera os eventos que promovemos, as lutas que travamos e as benfeitorias que foram feitas na rua pelos moradores e moradoras, estão retratados.
“Quem não pisou na lama não pode decidir” – eis o lema que nos mobilizou e que levamos em várias manifestações. O MAB esteve sempre conosco, foi fundamental para a constituição de um coletivo de luta, nos mobilizando para diferentes ações e orientando-nos juridicamente, e tantos outros parceiros e parceiras do MAB, não nos deixaram esmorecer. Somos eternamente gratas a vocês!
Vários eventos e reuniões aconteceram na Oca. O espaço que acolhia, antes da tragédia, rituais terapêuticos, nos recebeu de braços abertos. Ali decisões foram tomadas e eventos festivos e culturais aconteceram. Naquele espaço as pessoas puderam se conhecer melhor e se unir em prol da melhoria da autoestima e da cicatrização das feridas da alma.
Juntos construímos uma horta comunitária que intitulamos Andorinhas, no plural, pois uma só não faz verão. Próximo a ela, um jardim sempre disponível para quem quiser apreciar a paisagem. E na entrada da rua, promovemos a pintura dos muros, que anunciam um outro capítulo da nossa história. Cores e formas ajudam a restituir a alegria que dá vida à nossa rua.
E com cores e linhas seguimos em frente com nossas lutas e bons encontros. Outras arpilleras e festas virão.
Florianópolis, julho de 2022
Arpilleras Manuelinas
Fotógrafo/a
Raquel Rohden
Localização
Secretaria Estadual do MAB - Florianópolis/SC
Dimensões
55x50 cm
Bloco
Tecendo a Organização
Anexos
Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital
Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro
Ato em Porto Alegre pediu justiça para Débora Moraes, militante do MAB, vítima de feminicídio
Caminhada rumou até a Assembleia Legislativa; documento foi protocolado na Procuradoria da Mulher do Parlamento
The patriarchy kills – Justice for Débora!
In this note, the Movement expresses solidarity and shows indignancy at the news of the murder of another comrade by the violence of the patriarchy; Débora Moraes, a member of MAB’s coordination in Porto Alegre was murdered on September 12.
Prepare o bolso e o voto: vem aí um “tarifaço” na conta de luz após as eleições
O Governo Bolsonaro deixou preparada uma armadilha que causará grandes aumentos a serem aplicados na conta de luz dos brasileiros logo após as eleições presidenciais: entenda em 5 pontos