Nota de solidariedade ao Frei Sérgio Görgen
Movimento dos Atingidos por Barragens presta solidariedade ao dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que está sendo ameaçado de morte
Publicado 11/11/2022 - Atualizado 12/11/2022
Representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Via Campesina Brasil, Frei Sérgio Görgen foi ameaçado de morte, na última segunda, 7, pelo vereador José Sérgio De Carvalho (Progressistas), durante sessão da Câmara no município de Salto do Jacuí (RS). Durante a fala, o vereador, que se apresenta como bolsonarista, pede uma arma emprestada para assassinar o frei, sob a falsa acusação de que o líder promove violência no campo. As ameaças feitas diante de uma plateia que acompanhava a sessão foram gravadas e estão em vídeo disponível no Youtube.
Sérgio Görgen é franciscano e dedica sua vida a ajudar as comunidades de agricultores a se organizarem e lutarem pelo direitos à terra, à dignidade e à autonomia.
Nas fala do vereador do Progressistas, ele justifica suas ameaças dizendo estar indignado com um vídeo em que Frei Sérgio recorda o “Massacre da Fazenda Santa Elmira”, acontecido em 1989, quando cerca de 1.200 agricultores sem terra foram reprimidos violentamente por forças policiais após ocuparem parte do terreno para reivindicar assentamento.
A escalada da violência política, que resulta da radicalização da extrema direita no país, é absolutamente inaceitável e ameaça não só a vida de líderes populares como Frei Sérgio, mas também a estabilidade social e a democracia brasileira. S´érgio é vítima de uma política institucional de violência praticada por Bolsonaro e reforçada por uma rede de apoiadores armados.
Leia também
No Brasil de Bolsonaro lideranças cristãs são ameaçadas por conta do trabalho social.
Nos últimos meses, muitas lideranças religiosas entraram no foco das milícias e da cultura do ódio, que assolam o país. Assim como Sérgio, muitos temem pela própria vida e precisaram recorrer à Justiça e ao Estado por proteção física. São sacerdotes e pastores que tentam praticar o Evangelho junto aos mais pobres, lutando contra as desigualdades, os crimes ambientais, o direito à moradia ou pela inclusão das minorias.
O MAB presta a sua solidariedade ao Frei Sérgio e exige justiça imediata e punição dos que ameaçam sua vida.