Atingidos recebem secretário da Secretaria de Direitos Humanos do Maranhão em Aurizona

Representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) visitou pontos do distrito – que pertence a Godofredo Viana (MA) – impactados pela ruptura de uma barreira em mina de ouro há seis meses

Na última quarta-feira, 22 de setembro, o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular do do Maranhão, Francisco Gonçalves, esteve em Aurizona, distrito de Godofredo Viana (MA), para avaliar a situação da comunidade.  Em março deste ano, o distrito foi atingido pelo rompimento da barragem secundária de mineração denominada Lagoa de Pirocaua, da empresa Equinox Gold, que causou a contaminação das principais fontes de água doce da região. O secretário visitou alguns pontos que foram impactados, como a Lagoa de Juiz de Fora, que se encontra interditada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e ainda assim segue sendo utilizada pela mineradora Equinox Gold para o abastecimento da comunidade.

Em sua visita o Secretário também foi indagado quanto aos laudos da água feitos pelo ICMBio, pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, que não foram disponibilizados para o conhecimento da população. Os moradores cobraram ainda respostas em relação à proteção dos atingidos que vivem em contexto de ameaças, criminalização e perseguição por parte da mineradora.

Secretário Francisco Gonçalves visitou pontos da comunidade que foram impactados pelo rompimento.

O rompimento que aconteceu há seis meses deixou mais de quatro mil pessoas sem água potável. Até o momento, o problema da água na comunidade ainda não foi resolvido de forma permanente.

ÁguasParaVidaNãoParaMorte

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 24/09/2021 por Coletivo de Comunicação do MAB SP

MAB realiza protestos contra os aumentos no preço da luz em todo o país

As ações fazem parte da jornada de lutas contra os preços abusivos da energia elétrica.

| Publicado 22/09/2021 por Coletivo de Comunicação do MAB PA

Dia da Árvore: Cuidar de nossas árvores é cuidar da vida!

MAB realiza ação com roda de conversa sobre preservação e diversidade da Amazônia em Belém (PA)

| Publicado 26/09/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MA

Após seis meses do rompimento de barragem da Equinox Gold, distrito de Aurizona (MA) segue sem acesso à água potável

Ruptura de barragem da mineradora Equinox Gold devastou Rio Tromaí e deixou 4 mil famílias sem água em Aurizona, distrito de Godofredo Viana (MA)