Crônica | Pedras e sonhos em Salvador

Reinaugurando nossa seção de Crônicas, o jornalista Thiago Alves escreve sobre a  primeira capital do então território colonial português (que já foi, lamentavelmente, o maior porto para a chegada de pessoas negras escravizadas das Américas) e celebra a resistência dos moradores que reinventam a cidade e sua cultura todos os dias

Dia de Iemanjá em Salvador (BA). Foto: Gabrielle Sodré / MAB

“Às vezes, eu queria avistar o mar, só para não ter uma tristeza…”
João Guimarães Rosa, em  Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile)

A praia nos recebe na solidão de uma manhã de quarta-feira. Sol azul em nuvens passeando. No chão de pedras de muitas cores e formas, restos de construção, pedaços da natureza levados pelas ondas até aquela porção do mundo. Muitos fragmentos de azulejos, aparentemente antigos, portugueses talvez, marcados pelos desenhos criativos dos colonizadores. Chama atenção o formato redondo da maioria. Tudo esculpido cuidadosamente pelas águas que, desde tempos não contados, chegam como ondas salgadas que nunca descansam.

Atravessamos o mar em zelosa e alegre expectativa. Um barco pequeno e sem segurança, mas guiado por um trabalhador experiente. Somos deixados a algumas centenas de metros passando embaixo de uma ponte que mostra em seus pilares as marcas da convivência tumultuada com o oceano. Chegamos a um pedaço pequeno de praia de areias brancas e sem pedras para testemunhar os caranguejos subindo na areia, o silêncio das águas batendo tímidas e quietas, o céu que de azul fica escuro, de escuro fica azul nos intervalos da chuva que cai e embala o diálogo solitário e amigo deste grupo.

Quem serão? Mais alguns que visitam a cidade que completou 475 anos neste 29 de março de 2024. Salvador, a primaz do Brasil. Tudo respira história, passado e presente se misturam nas ruas. A tecnologia dos séculos que avançam se confunde com a rudeza do abandono de ruas e prédios, vielas e corpos. Há milhares deles tentando ganhar a vida insistindo com cada turista uma foto, uma benção vendida, uma fita colorida, um artesanato, uma pintura no braço. Outros imploram por comida e água. Alguns mais irados tomam à força o que não conseguem. Haverá perigo nas ruas?

Risco é a violência da linha abaixo da pobreza que atinge mais de 11% da população de 2,4 milhões de pessoas. Pior é o projeto de segregação e expulsão dos pobres do direito à cidade com o transporte mais caro entre as capitais do nordeste, com quase 50% da população morando em áreas de risco – onde falta creches e não há ações efetivas para drenagem e saneamento, condenando centenas de milhares de pessoas a riscos de alagamentos e doenças. Uma capital muito rica governada pelo branco bronzeado que repete o mesmo projeto que inaugurou a cidade.

O grupo visitante presencia uma vendedora de acarajé que arruma com enérgica rapidez o próximo pedido, enquanto cobra da branca mais perto:

–  Por que você falou que fui eu quem disse que ele é um capitão do mato?

– Mas eu também fiquei indignada, porque ele acusou o rapaz de roubo!

“Eles são mesmo capitão do mato. E agora querem me prender por desacato”, responde alto a indignada baiana negra retinta com roupas coloridas.

A Polícia Militar mais letal do Brasil se desloca em torno da praça e comenta entre si o ocorrido. A tensão racial está no ar. Sente-se, toca-se, ouve-se, cheira-se o passado colonial que nunca acaba.

Mas Salvador é tudo, menos desistência. Resiste com seu povo nas ruas dos Malês, dos Búzios e em todas as batalhas que levaram ao 2 de julho de 1823. Luta nas mãos e nos pés que cantam e dançam, criam e estudam, inventam e sonham. Vence nos 2 de Julho diários dos que reivindicam dignidade e direitos.

A paisagem é pedra e água, gente e sonho gastos pelas ondas salgadas que quebram sem cessar, as mesmas ondas que também renovam a esperança dessa gente, como as areias do mar.


* Thiago Alves é jornalista e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Minas Gerais. Atua ativamente no campo das lutas populares e, entre uma tarefa e outra, observa as pessoas e paisagens redor, buscando perceber a beleza do cotidiano, que vira prosa simples, crônicas sem pretensão.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 23/01/2024 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Bahia

Nota | MAB manifesta solidariedade ao povo Pataxó Hã-hã-hãe

Assassinada por ruralistas em sua comunidade, Nega Pataxó deixa um legado de luta e resistência dos povos indígenas

| Publicado 11/09/2023 por Gabrielle Sodré

Fronteira de resistência – Comunidades tradicionais na preservação do Cerrado e enfrentamento ao capital

No Dia do Cerrado, exaltamos luta das comunidades de Fundo e Fecho de Pasto no enfrentamento do agronegócio e de projetos hidrelétricos, que colocam em risco a biodiversidade e as importantes bacias hidrográficas desse bioma

| Publicado 04/08/2023 por Coletivo de Comunicação MAB BA

Organizações do campo da Bahia se reúnem com governador do estado para tratar da pauta das famílias camponesas

Representantes do MAB estiveram presentes na reunião para apresentar reivindicações dos atingidos e camponeses baianos