Organizações do campo da Bahia se reúnem com governador do estado para tratar da pauta das famílias camponesas

Representantes do MAB estiveram presentes na reunião para apresentar reivindicações dos atingidos e camponeses baianos

Articulação do Campo apresenta pauta para governador da Bahia. Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Na tarde da última quarta-feira, 02, seis organizações que compõem a Articulação do Campo na Bahia se reuniram com o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), em Salvador (BA). Na oportunidade, foi apresentada uma pauta prioritária de políticas públicas para desenvolvimento das populações rurais baianas. 

“Apresentamos pautas estruturantes para a melhoria da vida dos atingidos e camponeses baianos. Somos o estado com maior número de agricultores familiares do Brasil e precisamos de políticas públicas efetivas para atender nossa realidade”, aponta Moisés Borges, integrante da coordenação nacional do MAB.

Fundada em 2017, a Articulação do Campo na Bahia é um espaço para reunir e fortalecer organizações e movimentos do campo, da água e da floresta, para pensar o desenvolvimento rural com base na justiça socioambiental, a partir da diversidade das populações e seus diferentes biomas e modos de vida.

No encontro com o governador, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB também apresentou questões prioritárias da pauta dos atingidos do estado, como a importância da celeridade nas medidas de reparação e segurança dos atingidos pelas enchentes de 2022 no município de Jequié, sobre os conflitos por terra que comunidades tradicionais de fecho de pasto enfrentam na região oeste da Bahia e a necessidade de estabelecimento de uma Política Estadual de Atingidos Por Barragens (PEAB) no estado.

Leia também: NOTA | MAB SE SOLIDARIZA COM COMUNIDADES DE FECHO DE PASTO ATACADAS POR PISTOLEIROS EM CORRENTINA (BA)

Para Moisés, há uma vontade do estado de atender a pauta dos atingidos. “Por parte do governador e das secretarias presentes, a receptividade das propostas foi muito positiva. Ficou evidente a sensibilidade e o compromisso com a nossa pauta. Saímos muito animados para seguir lutando e conquistando nossos direitos”, conclui Moisés.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/07/2023 por Coletivo de Comunicação MAB BA

Atingidas de Jequié (BA) entregam pauta de reivindicações à Prefeitura exigindo reparação dos danos causados pelas enchentes no município

Nos anos de 2021 e 2022, a abertura de comportas da Usina da Pedra, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), causou inundações em diversas cidades do sudoeste da Bahia, atingindo milhares de moradores

| Publicado 28/06/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Governo lança Plano Safra da Agricultura Familiar com juros mais baixos para fortalecer a segurança alimentar no país

Programa vai destinar R$ 77,7 bi em recursos para produção sustentável de alimentos e terá medidas de incentivo e acesso para famílias de baixa renda, mulheres, jovens e povos e comunidades tradicionais.

| Publicado 21/06/2023

Espírito Santo terá Subsecretaria de Agricultura Familiar comandada por nome ligado aos movimentos sociais do estado

MAB espera que órgão comandado pelo advogado Rogério Favoretti possa apoiar a reparação dos atingidos por barragens no Rio Doce