MAB conquista política nacional de direitos para os atingidos e atingidas

A vitória representa a conquista mais importante da história de luta do MAB e dos atingidos e atingidas por barragens no Brasil

A Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) foi aprovada pelo Senado Federal nesta terça, 14 de novembro de 2023. Com a aprovação da PNAB, o Estado brasileiro reconhece em lei federal o direito das populações atingidas por barragens.

Foto: Cleiton Santos

A lei estabelece quem são as populações atingidas por barragens (PAB), quais são os seus direitos, as formas de reparação, cria programas específicos e mecanismos de participação dos atingidos para acompanhamento e implementação da política de direitos.

A PNAB contou com amplo apoio na Câmara e foi aprovada por unanimidade no Senado Federal, o que mostra que essa é uma luta justa. A vitória representa a conquista mais importante da história de luta do MAB e dos atingidos e atingidas por barragens no Brasil. É fruto da organização e da luta popular. É resultado do protagonismo das populações atingidas e da contribuição de muitas mãos.

Foto: Patricia Sousa

O MAB reconhece e agradece a extraordinária solidariedade e apoio das organizações aliadas, lideranças populares, personalidades, pesquisadores, professores, lideranças religiosas, autoridades e amigos e amigas do Movimento, que sempre estiveram somando forças pela aprovação da PNAB. Vocês estão do lado certo da história e sempre terão nosso reconhecimento.

O MAB reconhece e agradece a extraordinária e decisiva participação do Governo Lula e seus Ministérios para a aprovação da PNAB. Este governo ficará na memória dos atingidos por ter reconhecido a dívida histórica do Estado brasileiro com essas populações.

O MAB reconhece e agradece a todos os parlamentares  federais (deputados e senadores) e aos partidos políticos que apoiaram e se envolveram de forma decisiva pela aprovação da política de direitos dos atingidos. A lei aprovada fará um Brasil com mais justiça.

O MAB reconhece e agradece o apoio e a solidariedade internacional das organizações e entidades de diversos países e continentes que sempre apoiaram a justa luta dos atingidos, em especial nosso agradecimento ao Movimiento de Afectados por Represas (MAR).

O MAB dedica a conquista da PNAB à memória dos que tombaram na luta justa dos atingidos, às vítimas de rompimentos de barragens e desastres climáticos. Em especial ao povo da Palestina, que é vítima das invasões e tem sido atingido pela guerra injusta do imperialismo.

Essa vitória é de todos atingidos e atingidas que lutaram e não desistiram jamais da luta em todos os estados brasileiros ao longo de décadas, especialmente dos que estiveram mobilizados em Brasília em nossa última Jornada Nacional de Lutas, de 4 a 7 de novembro de 2023.

Essa data ficará na história da luta dos atingidos e atingidas por barragens. Todos e todas que contribuíram ficarão registrados para a história da luta por justiça social.

O grandioso esforço nacional e internacional pela aprovação da PNAB indica que é tempos de avançar para construção de uma sociedade moderna e um país justo, democrático e feliz. Seguimos em luta pela sua efetiva implementação.

Leia também
Conquista histórica: Congresso aprova política de direitos das populações atingidas

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 14/11/2023 por Elisa Estronioli / Coletivo de Comunicação MAB

Conquista histórica: Congresso aprova política de direitos das populações atingidas

O Projeto de Lei 2788/2019, que cria marco regulatório para populações atingidas por barragens, é aprovado no Senado e vai à sanção do presidente Lula

| Publicado 06/11/2023 por Coordenação Nacional do MAB

Por que o Brasil precisa de uma política de direitos para os atingidos por barragens?

Lei que cria uma marco regulatório para os direitos das populações atingidas deverá ser votada nesta terça-feira (07).

| Publicado 31/05/2023 por Coletivo de Direitos Humanos do MAB

NOTA | MAB é contrário à tramitação do Projeto de Lei 2257/2023 em regime de urgência

Projeto apresenta propostas de reparação para atingidos por rompimentos e desastres ambientais, mas reduz o conceito de atingido e desconsidera os diversos debates públicos em torno da Política Nacional dos Atingidos por Barragens