Conquista histórica: Congresso aprova política de direitos das populações atingidas

O Projeto de Lei 2788/2019, que cria marco regulatório para populações atingidas por barragens, é aprovado no Senado e vai à sanção do presidente Lula

Integrantes da coordenação do MAB durante sessão no Senado. Foto: Alessandro Dantas | Liderança do PT no Senado

As populações atingidas do Brasil conquistaram um avanço histórico. Na tarde desta terça-feira (14), o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 2788/2019, que cria a Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens (PNAB). A vitória é resultado da luta de mais de 30 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A principal conquista da PNAB é a criação de um marco regulatório de garantia dos direitos dos atingidos, que, atualmente, ficam à mercê de Termos de Ajustamento de Conduta e acordos judiciais que criam uma assimetria nas reparações. Além de reconhecer quem são os atingidos, a legislação prevê a garantia, por exemplo, do reassentamento e da reparação integral das comunidades, além de iniciativas voltadas à retomada econômica e produtiva, entre outros direitos.

“Esse é um avanço histórico e inédito no Brasil e mostra a preocupação do governo Lula em reconhecer a dívida do Estado brasileiro com as populações atingidas que historicamente são vítimas”, afirma Cleidiane Barreto, integrante da coordenação nacional do MAB.

Tramitação

O PL foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados em agosto de 2019 com forte apoio: 328 votos favoráveis, apenas 62 contrários e uma abstenção. O contexto foi a comoção gerada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), ocorrida em 25 de janeiro daquele ano. 272 pessoas morreram e milhares são atingidas.

Marcha dos atingidos por barragens por aprovação da PNAB na última semana durante Jornada de Lutas do MAB em Brasília (DF). Foto: Patricia Sousa

Já no Senado, ele sofreu modificações na Comissão de Meio Ambiente, com relatoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), ainda no mandato anterior. O MAB, no entanto, retomou o diálogo para que os senadores acatassem o texto como foi aprovado na Câmara dos Deputados, apenas com alterações de redação, para evitar mais demora na aprovação desta política.

Na semana passada, durante a Jornada de Lutas do MAB, o PL foi aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura da casa, com relatoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Em seguida, o plenário aprovou a urgência para a votação do projeto, que entrou na pauta desta terça-feira (14).

Leia também
MAB encerra Jornada de Lutas com marcha pela aprovação da PNAB

Foto: Patricia Sousa


A Jornada de Lutas reuniu 2.500 atingidos em Brasília entre os dias 4 e 7 de novembro. Com o lema “É tempo de avançar! Atingidos em luta por direitos”, a mobilização reivindicou a aprovação da PNAB, entre outras demandas relacionadas à garantia dos direitos, à segurança e à reparação de pessoas atingidas pela construção, operação e rompimento de barragens em todo o país.

“A partir de agora, seguiremos na luta pela rápida regulamentação e sanção do presidente Lula. E, em seguida, continuaremos mobilizados para que a PNAB saia do papel e ganhe vida em todas as regiões do Brasil”, afirma Gilberto Cervinski, da coordenação do MAB.

Durante a Jornada de Lutas, o Governo Federal, através da Secretaria Geral da Presidência da República, entregou uma carta de compromissos ao MAB, na qual, entre outros pontos, assume “o compromisso de, a partir da promulgação da Lei, articular e coordenar os órgãos de governo para que a proposta de regulamentação da PNAB seja produzida no menor prazo possível e em diálogo com os atingidos e atingidas do MAB”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 15/12/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Conquista Histórica: Lula sanciona Política de Direitos dos Atingidos por Barragens

Após décadas de uma luta histórica, a PNAB se torna lei e cria um marco legal inédito para a defesa dos atingidos por barragens, que sofrem as mais diversas violações de direitos no país

| Publicado 10/11/2023 por Coletivo Proteja

Festival Juruena Vivo completa uma década e promove mobilizações em Juara (MT)

Manifesto da décima edição do evento, que aconteceu na Aldeia Nova Munduruku, enfatiza a luta pela Bacia do Juruena viva e livre de barragens e invasões

| Publicado 08/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB encerra Jornada Nacional de Lutas com marcha até o Congresso Nacional

A marcha, que contou com a participação de 2.500 pessoas de todo o país, teve como objetivo a reivindicação da aprovação da PNAB, que cria um marco regulatório para os atingidos por barragens do Brasil