Governo Federal defende a aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens – PNAB

Equipe de Lula declarou apoio ao PL 2788/2019 que deve ser votado no próximos dias no Senado

Em audiência pública realizada nesta terça-feira, 17, no Senado Federal (DF), Luiza Dulci, assessora da Secretaria Geral da Presidência da República, afirmou que o Governo Federal apoia a aprovação da PNAB, um marco regulatório que define o conceito de atingidos e quais são os direitos, as indenizações e as reparações relacionadas à construção, operação e rompimentos de barragens no Brasil.

“Vim aqui, representando o Governo Federal, reafirmar e reiterar nosso interesse e a nossa disposição pela aprovação deste PL, que garante a proteção do direito das populações atingidas. Essa é uma discussão que o Movimento dos Atingidos Por Barragens – MAB tem feito com o governo federal desde o início deste ano e eu comunico aqui o nosso apoio ao projeto”, afirmou a assessora.

O MAB defende que o texto do PL seja aprovado no Senado ainda neste ano e não retorne para Câmara de Deputados. De acordo com a coordenação do Movimento, a urgência da aprovação se deve à necessidade de se criar um marco regulatório que garanta a proteção dos direitos de populações que hoje estão vulneráveis aos mais graves tipos de violências, ameaças e coerções. 

Hoje, na legislação brasileira, existem apenas “acordos” locais ou regionais com as empresas que cometem os crimes relacionados a operação de barragens. Além disso, são as próprias empresas criminosas que estabelecem os critérios e diretrizes para as reparações de direitos violados. 

Além da assessora Luiza Dulci, participaram da audiência pública Elisa Estronioli e Joceli Andrioli, integrantes da coordenação do MAB, Padre Dário, assessor da Comissão Especial da CNBB para a Ecologia Integral e Mineração, Carlos Bernardo Vainer, professor e pesquisador da UFRJ, Rinaldo César Mancin, diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM e Marcelo Moraes,  presidente do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico – FMASE, além de outros representantes do MAB e outras organizações sociais. A reunião para debater o assunto foi requerida pelo senador Beto Faro (PT/PA).

Leia também
O Estado brasileiro e o governo precisam proteger a vida dos atingidos

Em sua fala, Elisa Estronioli afirmou que a PNAB pode contribuir para equalizar uma assimetria que existe na legislação brasileira.

“Em mais de cinquenta anos de implantação e consolidação do setor energético, foram criadas leis bastante robustas, além de incentivos e garantias para a implantação de barragens no país. Por outro lado, os atingidos estão sempre dependendo de fazer acordos, muitas vezes, de abrangência regional ou local. Há uma assimetria em relação à segurança de empresas e de atingidos na legislação que precisa ser corrigida. A política de direitos surge com esse objetivo”, defendeu a dirigente. 

A audiência pública também marcou o início da preparação do MAB para as Jornadas de Luta do MAB, que vai acontecer do dia 4 ao 7 de novembro em Brasília para reivindicar do governo federal uma série de medidas para proteger os atingidos, prevenir novas tragédias e reparar os atingidos da Bacia do Rio Doce.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/04/2022 por Leandro Gaspar Scalabrin

7 razões para aprovar a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB)

O Projeto de Lei (PL) 2788/2019, que institui a PNAB, entra novamente em votação hoje, 06, na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado e pode se tormar um marco legal para a defesa dos atingidos por barragens que sofrem as mais diversas violações de direitos no país

| Publicado 06/04/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Comissão do Meio Ambiente do Senado aprova PNAB

O projeto de Lei 2788/2019 que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) foi aprovado nesta manhã (6) na Comissão de Meio Ambiente e segue para a Comissão de Infraestrutura

| Publicado 17/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB debate Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens em audiência no Senado

Senadores prestaram homenagem aos 31 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens e anunciaram que a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens pode ser votada nas próximas semanas