MAB passa a integrar Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

CONDRAF foi recriado nesta semana para aumentar a participação popular nas decisões governamentais relacionadas às políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural do país

Na última quinta-feira, 17, o Governo Federal recriou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF e realizou a cerimônia de posse de 60 novos representantes da sociedade civil, movimentos sociais e do governo. Nesta nova formação, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB passa a integrar o Conselho, representado pelo coordenador José Josivaldo Alves.  

O Conselho havia sido extinto em 2019, mas foi refundado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, pois, segundo o governo, se trata da principal instância de articulação do Ministério para a elaboração de políticas de promoção da agricultura familiar e reforma agrária, com foco no abastecimento alimentar para a população.

Sessenta por cento do Conselho é formado por representantes da sociedade civil e 40 por cento de representantes governamentais. Para Josivaldo Alves, essa composição permitirá maior participação e representatividade da sociedade civil na tomada de decisões e formulação de políticas públicas.

“Nossa expectativa é que o Conselho consiga apoiar a formulação de políticas e programas que contemplem o povo e as demandas dos movimentos sindicais, quilombolas, indígenas, movimentos de mulheres, de pescadores etc. A luta é para que o governo seja um governo que represente mais o interesse dos trabalhadores, do operariado, do campesinato, do que da classe capitalista”, afirma o dirigente.  

Leia mais em:

MAB faz campanha por inclusão de fundo para atingidos por barragens no orçamento participativo do Governo Federal

Ainda segundo Josivaldo, “a participação nos conselhos consultivos é muito relevante para contribuir com a luta geral pelas pautas progressistas, mas o MAB segue reivindicando uma representação dos atingidos mais efetiva nos programas do governo”, através da aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens – PNAB e da criação de um fundo para os atingidos por barragens, crimes ambientais e mudanças climáticas que assegure dotação orçamentária para programas de prevenção de novas tragédias e reparação dos atingidos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 18/07/2023 por Brasil de Fato RO

Festa Camponesa em Rondônia anima mística de resistência e esperança dos povos da Amazônia

Temas como reforma agrária, demarcação de territórios indígenas e produção de alimentos saudáveis pautam debates em Jaru

| Publicado 28/06/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Governo lança Plano Safra da Agricultura Familiar com juros mais baixos para fortalecer a segurança alimentar no país

Programa vai destinar R$ 77,7 bi em recursos para produção sustentável de alimentos e terá medidas de incentivo e acesso para famílias de baixa renda, mulheres, jovens e povos e comunidades tradicionais.

| Publicado 22/06/2022 por Coletivo de Comunicação do MAB PI / MA

MAB participa de Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Pequenos produtores rurais, movimentos sociais, professores, pesquisadores e gestores públicos se reuniram na primeira edição da Fenafes que aconteceu em Natal (RN)