Nota de Pesar pela partida de Dom Geraldo

Em nota Movimento lamenta falecimento de Dom Geraldo, amigo e aliado da luta dos atingidos no Brasil

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está solidário com os familiares e todas as pessoas de boa vontade que conviveram e trabalharam com Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG) e ex-presidente da CNBB, falecido na noite desta quarta-feira (27), em Altamira (PA), onde estava para presidir o retiro do clero.

Dom Geraldo participa de ato na jornada de 1 ano do Crime da Vale no Rio Doce em 2016. Foto: Isis Medeiros

É uma imensa perda para a Igreja do Brasil e do mundo, deixando saudades também entre os atingidos e atingidas por barragens que são gratos pelo enorme e decisivo apoio que tiveram de Dom Geraldo na luta por direitos, sobretudo após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

Dom Geraldo foi parceiro de primeira hora das famílias vitimas do crime da Samarco (Vale e BHP Billiton), colocando toda a estrutura da Arquidiocese à disposição, indo à imprensa denunciar a violação dos direitos, cobrando das autoridades ações efetivas e apoiando de todas as formas a luta do MAB, sendo um parceiro forte contra a criminalização do movimento.

No dia 03 de novembro de 2016, por ocasião da abertura do Encontro dos Atingidos na bacia do Rio Doce, que marcava 1 ano de rompimento, Dom Geraldo esteve presente reafirmando seu compromisso e deixando a mensagem:

“Também eu, unido ao Papa Francisco, lhes dirijo este pedido: Unamo-nos no apoio aos atingidos pela tragédia do rompimento da barragem de Fundão para que tenham seus direitos respeitados, sua dignidade reconhecida, seus bens ressarcidos e seu protagonismo considerado na busca de soluções que atendam a seus legítimos interesses. Unamo-nos para salvar a Bacia do Rio Doce. Unamo-nos para que continuemos na luta e não desanimemos diante da lama, dos obstáculos e da prepotência. Enfim, permaneçamos unidos na luta que vence a lama.”

Os atingidos e atingidas por barragens no Brasil agradecem o dom da vida de Dom Geraldo que permanece vivo na luta do povo!

Conteúdos relacionados
| Publicado 28/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Carta aberta de juristas brasileiros sobre o caso do rio Doce

MAB, em articulação com juristas, denuncia uma situação jurídica complexa na bacia atingida pelo crime em Mariana, onde violações de direitos permanecem

| Publicado 04/11/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Injustiça na bacia do Rio Doce: 5 anos de não reparação aos atingidos; leia a nota do MAB

Somos as vítimas de um crime bárbaro que está longe de uma correta solução, mas somos também um povo em luta disposto a lutar e colocar a vida acima do lucro