Nota de Pesar pela partida de Dom Geraldo

Em nota Movimento lamenta falecimento de Dom Geraldo, amigo e aliado da luta dos atingidos no Brasil

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está solidário com os familiares e todas as pessoas de boa vontade que conviveram e trabalharam com Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG) e ex-presidente da CNBB, falecido na noite desta quarta-feira (27), em Altamira (PA), onde estava para presidir o retiro do clero.

Dom Geraldo participa de ato na jornada de 1 ano do Crime da Vale no Rio Doce em 2016. Foto: Isis Medeiros

É uma imensa perda para a Igreja do Brasil e do mundo, deixando saudades também entre os atingidos e atingidas por barragens que são gratos pelo enorme e decisivo apoio que tiveram de Dom Geraldo na luta por direitos, sobretudo após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

Dom Geraldo foi parceiro de primeira hora das famílias vitimas do crime da Samarco (Vale e BHP Billiton), colocando toda a estrutura da Arquidiocese à disposição, indo à imprensa denunciar a violação dos direitos, cobrando das autoridades ações efetivas e apoiando de todas as formas a luta do MAB, sendo um parceiro forte contra a criminalização do movimento.

No dia 03 de novembro de 2016, por ocasião da abertura do Encontro dos Atingidos na bacia do Rio Doce, que marcava 1 ano de rompimento, Dom Geraldo esteve presente reafirmando seu compromisso e deixando a mensagem:

“Também eu, unido ao Papa Francisco, lhes dirijo este pedido: Unamo-nos no apoio aos atingidos pela tragédia do rompimento da barragem de Fundão para que tenham seus direitos respeitados, sua dignidade reconhecida, seus bens ressarcidos e seu protagonismo considerado na busca de soluções que atendam a seus legítimos interesses. Unamo-nos para salvar a Bacia do Rio Doce. Unamo-nos para que continuemos na luta e não desanimemos diante da lama, dos obstáculos e da prepotência. Enfim, permaneçamos unidos na luta que vence a lama.”

Os atingidos e atingidas por barragens no Brasil agradecem o dom da vida de Dom Geraldo que permanece vivo na luta do povo!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 28/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Carta aberta de juristas brasileiros sobre o caso do rio Doce

MAB, em articulação com juristas, denuncia uma situação jurídica complexa na bacia atingida pelo crime em Mariana, onde violações de direitos permanecem

| Publicado 04/11/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Injustiça na bacia do Rio Doce: 5 anos de não reparação aos atingidos; leia a nota do MAB

Somos as vítimas de um crime bárbaro que está longe de uma correta solução, mas somos também um povo em luta disposto a lutar e colocar a vida acima do lucro