Aneel autoriza aumento de 18,32% na conta de luz no Pará

Com reajuste, estado que detém as duas maiores hidrelétricas brasileiras, passará a cobrar a energia mais cara do país

Ato contra aumentos sucessivos na conta de luz no Pará. Foto: MAB / PA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou que a Equatorial Energia aumente a conta de energia elétrica dos paraenses em 18,32%. Com o ajuste, o Pará terá a energia mais cara do Brasil. O novo preço entra em vigor no dia 7 de agosto.

A Equatorial Energia atende cerca de 2,9 milhões de unidades consumidoras dos 144 municípios do Pará. Em 2022, a distribuidora já havia aumentado a conta dos consumidores em 15%. Enquanto isso, a receita de venda de bens e serviços da empresa ficou em R$ 8,5 bilhões e o lucro líquido em R$ 1,5 bilhão. “Isso significa que, enquanto os paraenses sofrem para pagar a conta de energia mais cara, os acionistas da empresa gozam dos lucros cada vez mais exorbitantes”, afirma Jackson Dias, integrante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

O dirigente ainda reforça que o estado é o maior produtor de energia elétrica do Brasil, considerando-se que grande parte da energia produzida no Paraná pertence à Binacional Itaipu (controlada de forma conjunta pelo Brasil e Uruguai). Em 2022, o Pará gerou 70.000 Gwh, o suficiente para abastecer cinco vezes a população do estado. No entanto, a Hidrelétrica de Belo Monte fornece energia para outras unidades federativas, além de abastecer, via subsídios, empresas eletrointensivas que causam grande degradação socioambiental, como as mineradoras Vale e Hydro Alunorte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 09/02/2021 por Jackson Dias / Coordenação MAB Pará

Governo Bolsonaro impede diminuição na conta de luz dos paraenses

Medida Provisória que pode diminuir a conta de luz deixa de fora o estado com a tarifa mais cara do Brasil

| Publicado 09/06/2020

Pará: CCJ da Alepa aprova políticas de direitos e segurança dos atingidos

Hoje foram aprovados, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), dois importantes Projetos de Lei (PLs) que visam garantir os direitos dos atingidos no estado: a Política Estadual de Direitos dos Atingidos por Barragens (PEAB) e a Política Estadual de Segurança de Barragens.

| Publicado 20/04/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PA

Atingidos do Pará apontam contradições de modelo energético no estado

Em reunião, atingidos reivindicam mais políticas públicas de reparação e acesso à energia no estado que abriga as duas maiores hidrelétricas inteiramente brasileiras