Aneel autoriza aumento de 18,32% na conta de luz no Pará

Com reajuste, estado que detém as duas maiores hidrelétricas brasileiras, passará a cobrar a energia mais cara do país

Ato contra aumentos sucessivos na conta de luz no Pará. Foto: MAB / PA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou que a Equatorial Energia aumente a conta de energia elétrica dos paraenses em 18,32%. Com o ajuste, o Pará terá a energia mais cara do Brasil. O novo preço entra em vigor no dia 7 de agosto.

A Equatorial Energia atende cerca de 2,9 milhões de unidades consumidoras dos 144 municípios do Pará. Em 2022, a distribuidora já havia aumentado a conta dos consumidores em 15%. Enquanto isso, a receita de venda de bens e serviços da empresa ficou em R$ 8,5 bilhões e o lucro líquido em R$ 1,5 bilhão. “Isso significa que, enquanto os paraenses sofrem para pagar a conta de energia mais cara, os acionistas da empresa gozam dos lucros cada vez mais exorbitantes”, afirma Jackson Dias, integrante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

O dirigente ainda reforça que o estado é o maior produtor de energia elétrica do Brasil, considerando-se que grande parte da energia produzida no Paraná pertence à Binacional Itaipu (controlada de forma conjunta pelo Brasil e Uruguai). Em 2022, o Pará gerou 70.000 Gwh, o suficiente para abastecer cinco vezes a população do estado. No entanto, a Hidrelétrica de Belo Monte fornece energia para outras unidades federativas, além de abastecer, via subsídios, empresas eletrointensivas que causam grande degradação socioambiental, como as mineradoras Vale e Hydro Alunorte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 09/02/2021 por Jackson Dias / Coordenação MAB Pará

Governo Bolsonaro impede diminuição na conta de luz dos paraenses

Medida Provisória que pode diminuir a conta de luz deixa de fora o estado com a tarifa mais cara do Brasil

| Publicado 09/06/2020

Pará: CCJ da Alepa aprova políticas de direitos e segurança dos atingidos

Hoje foram aprovados, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), dois importantes Projetos de Lei (PLs) que visam garantir os direitos dos atingidos no estado: a Política Estadual de Direitos dos Atingidos por Barragens (PEAB) e a Política Estadual de Segurança de Barragens.

| Publicado 20/04/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PA

Atingidos do Pará apontam contradições de modelo energético no estado

Em reunião, atingidos reivindicam mais políticas públicas de reparação e acesso à energia no estado que abriga as duas maiores hidrelétricas inteiramente brasileiras