Pescadores questionam critérios de Belo Monte para pagar verba de reparação

Quantidade de documentos exigidos para indenização desperta preocupação de atingidos: cerca de 6 mil pescadores estão “em estudo de caso” na região do Xingu (PA)

Durante reunião, atingidos de Belo Monte relataram dificuldade de reunir documentos e cumprir critérios exigidos pela Norte Energia para receber indenização. Foto: Coletivo de Comunicação do MAB / PA

O MAB reuniu, nesta quinta-feira, 22, um grupo de pescadores atingidos pela Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA). O Ibama obrigou a Norte Energia, que controla a usina, a pagar uma verba de reparação para os pescadores por conta do impacto da barragem na pesca. No entanto, a empresa cadastrou apenas 1976 pescadores, em quatro municípios da região, para receber o benefício. Há outros 6015 pescadores em “estudo de caso”, ou seja, sob análise da empresa.

Na última semana, a Norte Energia enviou uma correspondência ao Ibama propondo “critérios de elegibilidade” para o reconhecimento desses atingidos. Os critérios, divididos por categoria (comercial e de subsistência) trouxerem a preocupação com relação à quantidade de documentos exigidos pela empresa, em especial que comprovem a atividade anterior à formação do reservatório da hidrelétrica, que ocorreu no início de 2016.

“Muitos pescadores são analfabetos, não tem nem RG, quanto mais carteira de pesca”, afirma a pescadora e liderança Socorro Arara.

Além disso, a empresa quer aplicar um questionário sobre a pesca e, adicionalmente, fazer uma “visita social” aos pescadores, o que causa preocupação, já que muitos pescadores já não estão mais morando em suas comunidades tradicionais devido ao enchimento do reservatório.

“Eu moro na comunidade Morro dos Araras desde criança. Meus pais moraram lá, tenho lote, todo mundo me conhece, mas, por esses critérios, eu não passo”, afirma Davina Feitosa, uma das mais antigas moradoras da localidade.

Os pescadores atingidos reivindicam que a empresa simplifique os critérios para que o reconhecimento dos pescadores seja feito pelas próprias comunidades. “Quem é das comunidades ribeirinhas conhece melhor do que ninguém quem é quem”, afirma o ribeirinho Denis de Oliveira.

Para o MAB, a quantidade de documentos exigidos reforça que a Norte Energia, após tantos anos, ainda desconhece ou despreza as características socioculturais da população atingida.

Leia também:
Ribeirinhos do Xingu denunciam violações de direitos por Usina Belo Monte ao Ibama (mab.org.br)


A Hidrelétrica de Belo Monte está com a licença de operação vencida desde o final de 2021. No momento, o Ibama analisa o andamento das condicionantes ambientais para a renovação da licença.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 23/05/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PA

Ribeirinhos de comunidades acima do reservatório de Belo Monte reivindicam reparação de danos

Segundo o Ministério Público, movimentos sociais e moradores locais, a construção da usina, que aguarda a renovação de sua licença de operação, causou irreparáveis prejuízos ao meio ambiente e provocou o sumiço dos peixes do Xingu, impactando comunidades abaixo e acima da barragem

| Publicado 26/06/2023 por Coletivo de Comunicação do MAB PA

Pescadores cobram posicionamento do Ibama em relação às exigências de Belo Monte para pagamento de verba de reparação

A empresa Norte Energia foi orientada pelo IBAMA a reparar pescadores do rio Xingu que ficaram sem peixes desde o início do empreendimento, mas criou critérios que impossibilitam que maioria dos atingidos sejam indenizados

| Publicado 26/02/2024 por Roberta Brandão

Norte Energia, empresa responsável pela Usina de Belo Monte é chamada de vigarista por governador do estado do Pará

Em visita a Altamira (PA), Helder Barbalho afirmou que a empresa Norte Energia não honrou o compromisso de construir a Usina da Paz Altamira e declarou que outra empresa seguirá com as obras