MAB participa de discussões que subsidiam posição brasileira na IV Cúpula de presidentes da OTCA

Movimento participou de discussões promovidas pelo Itamaraty entre governo e a sociedade civil brasileira para preparar posição do país e proposta inicial de declaração dos presidentes durante cúpula

Abertura do seminário contou com a presença de diferentes ministérios, parlamento amazônico e organizações da sociedade civil. Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Durante os dias 16, 17 e 18 de maio, acontece, no Palácio Itamaraty, em Brasília, o seminário “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e a Fundação Alexandre de Gusmão. Entre os principais objetivos do evento estão o debate entre representantes de governo e da sociedade civil sobre temas importantes para a Amazônia, tais como florestas, água, clima, bioeconomia, prevenção e combate ao desmatamento e aos crimes ambientais, cooperação científica, saúde, segurança alimentar e a contribuição dos povos indígenas e dos povos e comunidades tradicionais como guardiões da biodiversidade amazônica.

O intuito principal é identificar e construir propostas para a região no contexto dos preparativos para a Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA, que acontecerá em Belém (PA), entre 8 e 9 de agosto.

“Nossa maior preocupação é que a cúpula pode ser o momento de credenciar o Brasil para ser uma referência em um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia, construído com ampla participação dos amazônidas”, afirma Francisco Kelvim, integrante da coordenação nacional do MAB.

Em conjunto com outras organizações e movimentos, o MAB cobrou maior participação nas discussões das propostas que serão tratadas na Cúpula. Foto: Reprodução

Outra reivindicação apresentada durante a reunião é que também haja discussão nos demais países sobre as propostas. “O Brasil pode e deve incentivar e estimular que as propostas para a Cúpula também sejam construídas com participação dos movimentos e organizações sociais dos demais países. Essa pode ser a primeira tarefa de uma diplomacia para a Amazônia que o Brasil pode estrear. Não adianta somente o Brasil proteger, sem os demais 9 países”, afirma Francisco.

FOSPA apresenta propostas para OTCA

A partir de um longo processo de discussão entre o Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Assembleia Mundial pela Amazônia (AMA) e as várias organizações da Bacia Amazônica, durante o seminário foram apresentadas propostas de ações para os presidentes de países da Amazônia são signatários da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica: 1. Evitemos o ponto de não retorno da Amazônia; 2. O destino da Amazônia é o destino de seus povos; 3. Salvemos a Amazônia da mineração e do mercúrio; 4. Água para a vida na Amazônia; 5. Financiamento direto, transparente, participativo e Não à mercantilização da Amazônia; e 6. Em defesa dos corpos e territórios das mulheres andino-amazônicas em sua diversidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 26/07/2023 por Roberta Brandão

Cúpula marca protagonismo dos amazônidas no enfrentamento à emergência climática

Evento contará com a presença de atingidos por barragens de 7 estados da Amazônia

| Publicado 08/08/2023 por Roberta Brandão

Plenária da Via Campesina defende um projeto popular para a Amazônia

Nos últimos dias, capital paraense sediou diversas discussões sobre o futuro da região na Assembleia dos Povos, que antecede a Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)

| Publicado 24/05/2022 por Michele Jaques / FOSPA

Em Rondônia pré-FOSPA defende agenda de defesa da Amazônia e seus povos

Movimentos e organizações do estado defendem agenda de proteção dos territórios e pautas de lutas para o X FOSPA