Atingidos de Garabi e Panambi têm nova conquista na luta contra complexo hidrelétrico

Em sua última decisão sobre o caso, TRF4 nega pedido para encaminhar para o STF processo sobre retomada de projeto de usina hidrelétrica

Ato contra complexo de usinas que inundariam Parque Estadual do Turvo, no Rio Grande do Sul

No último dia 18 de novembro, a vice-presidência da Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) impôs uma nova derrota ao governo federal no caso sobre a tentativa de retomada dos estudos para construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi e Panambi, na Bacia do Rio Uruguai. Em 2021, o governo recorreu da decisão do órgão através de uma apelação do IBAMA, ELETROBRAS e União com o objetivo de retomar levar o processo para as instâncias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), mas teve o pedido negado.

Em abril, o TRF4, em decisão unânime já havia mantido a suspensão do licenciamento e dos estudos para a construção do complexo multinacional, que tem a proposta de explorar recursos hidrelétricos na fronteira do Rio Grande do Sul com a província argentina de Missiones.

O projeto prevê o alagamento direto de 60 hectares do Parque Estadual do Turvo, unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no noroeste gaúcho. O órgão entendeu que os recursos apresentados pelo governo não devem ir pra Brasília, por conta de jurisprudência já existente e porque as partes solicitantes querem reabrir uma discussão probatória que não é cabível nas instâncias superiores.

A decisão do TRF4, portanto, fortalece o impedimento da retomada do projeto hidrelétrico, uma grande vitória de todo povo atingido. Esta nova tentativa de retomada do projeto por parte do IBAMA, Eletrobrás e União também sinaliza que devemos nos manter alertas, vigilantes e em permanente mobilização, sem baixar a guarda e mantendo firme a organização e a resistência conjunta, pelos direitos do povo atingido e pelo Rio Uruguai Livre!

ÁGUAS PARA A VIDA E NÃO PARA A MORTE!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 21/10/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB promove Seminário Binacional Brasil-Argentina sobre atual modelo energético

Durante evento online, promovido em parceria com a organização Rosa Luxemburgo, atingidos dos dois países discutiram impactos do Complexo Hidrelétrico Garabi-Parambi, além de propostas de transição para um projeto energético popular.

| Publicado 31/08/2021 por Coletivo de Comunicação MAB RS

MAB instala placas solares para aquecimento de água em Porto Alegre (RS)

A tecnologia vai promover um desconto de 30% na tarifa de energia dos beneficiados no bairro Lomba do Pinheiro

| Publicado 27/08/2021 por Coletivo de Comunicação MAB RS

Audiência pública discute os impactos do projeto do Complexo Hidrelétrico Garabi e Panambi que envolve 35 municípios

Sessão online promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul tratou das consequências que o complexo binacional (Brasil / Argentina) teria para o meio ambiente e para a população atingida