Veredas Sol e Lares: após dois anos de luta, projeto energético popular será retomado no semiárido mineiro

Projeto de usina solar fotovoltaica flutuante será implementado com participação e controle social dos atingidos e beneficiará famílias dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo

Foto: Nilmar Lage

Após dois anos de luta e articulação dos atingidos por barragens de Minas Gerais, no último dia 13 de abril, a Companhia Energética de Minas Gerais S.A – CEMIG informou oficialmente a retomada das atividades Projeto Veredas Sol e Lares. A iniciativa prevê a construção de uma usina flutuante de geração de energia solar com controle popular em Grão Mogol, no semiárido mineiro.

Idealizada a partir de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a usina faz parte do Plano de Recuperação e Desenvolvimento de áreas e territórios atingidos por barragens no Vale do Jequitinhonha. O novo prazo de entrega da obra, de acordo com a Cemig, é março de 2023. Segundo a coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, essa é uma grande conquista dos atingidos, porque prima, desde sua proposição, pela participação popular na produção de energia.

O projeto foi assinado em 08 de março de 2018, tendo como entidade proponente a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS), como financiadora, a CEMIG como financiadora e a Efficientia S.A., a PUC Minas e a Axxiom Tecnologia e Inovação como parceiras executoras.

Além da instalação de uma Usina Solar Fotovoltaica (USFV) sobre o lago da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Marta, o projeto também prevê a construção de uma metodologia de participação social na região. Para isso, haverá atividades de capacitação técnica profissional da comunidade, levantamento de princípios e diretrizes para o desenvolvimento local a partir da produção de energia elétrica fotovoltaica e a construção de um marco regulatório e um modelo de gestão focado na geração distribuída.

A geração de energia da usina será destinada a 1.250 famílias inseridas em 21 municípios do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo, totalizando uma abrangência de aproximadamente 4000 pessoas diretamente beneficiadas.

Desde o início do projeto, em 2018, houve várias ações relacionadas ao projeto, como as formações com os pesquisadores sobre a educação popular para o desenvolvimento de metodologias participativas e  realização de um diagnóstico social.  

Entre 2020 e 2021, entretanto, o projeto sofreu uma interrupção de suas ações, devido a entraves políticos. Ainda assim, os atingidos seguiram em luta pela retomada das atividades: realizaram atos simbólicos na CEMIG e audiências públicas, entre outras ações.

“Depois de todo esse processo de luta e de resistência, é momento de celebrar essa grande conquista. Queremos agradecer a todos os deputados, às entidades parceiras que acreditaram e acreditam que é possível a construção de processos que tenham o protagonismo popular no setor energético”, afirma a coordenação do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 11/07/2020

Em MG, famílias de baixa renda terão descontos nas contas de água e energia

Com pressão social, medida emergencial proposta por movimentos populares é sancionada pelo governo de MG; medida passa a valer a partir da publicação da PL 1.971/2020

| Publicado 19/06/2020

Realidade do norte de MG escancara exclusão de brasileiros das políticas públicas do setor elétrico

Dados comprovam importância da adoção de concessão automática dos descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) defendidas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB

| Publicado 31/07/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Moradores de Conselheiro Lafaiete (MG) reivindicam acesso a serviços básicos

Moradores do bairro Topázio sofrem com a falta de acesso ao saneamento básico, água, energia elétrica e calçamento nas ruas