Nota Pública das Entidades de Direitos Humanos dos Maranhão

Órgãos do estado denunciam impunidade em casos de violência contra mulheres e comunidades tradicionais e pede ação do Estado. Assine nota coletiva !

O Maranhão assiste a uma escalada na violência no campo. Nos últimos 24 meses, foram assassinadas 14 (catorze) pessoas em áreas de conflito, sendo 7 (sete) quilombolas e 02 (dois) indígenas. Do total de vítimas 04 são mulheres e somente 03 (três) desses casos tiveram inquéritos concluídos pela Polícia Civil/Federal, o que demonstra o nível de impunidade que premia os algozes dos defensores e defensoras de direitos humanos.

A omissão do Estado diante do aumento da violência no campo é latente. De acordo com levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no ano de 2021, o Maranhão foi o segundo estado da federação com maior número de assassinatos no campo.

Leia e assine a nossa nota coletiva:

| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/05/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MA

MAB se reúne com secretarias de Governo do Maranhão para garantir direitos dos atingidos por barragens

Após Jornada de Lutas em que militantes cobraram a reparação de danos de atingidos no estado, representantes do governo receberam Movimento para discutir reivindicações

| Publicado 04/05/2022 por Ana Flávia - Instituto Centro de Vida e Juliana Pesqueira - do Coletivo Proteja

Comunidades Pedreira e Palmital de Juara (MT) lançam campanha para visibilizar contribuição para a economia regional

Com 40 anos de existência, comunidades de agricultores familiares são ameaçadas por projeto de hidrelétrica no Rio Arinos

| Publicado 10/05/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MA

Política Estadual de Direitos das Populações Atingidas por Barragens é sancionada no Maranhão