MAB lança coleção de livros “Água, Energia e Sociedade”

Nessa quarta, 23, acontece o lançamento online da coleção de publicações de diferentes autores do MAB que têm a proposta de popularizar o conhecimento científico sobre a questão da energia e da água no Brasil

Primeiro livro da Coleção do MAB aborda a história da indústria do petróleo no Brasil. Foto: divulgação

Iniciativa do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em parceria com a editora Expressão Popular, a coleção de livros “Água, Energia e Sociedade” será lançada nessa quarta, 23, às 19h horas em uma live no Youtube .    

A coleção reúne uma série de publicações que nasceram a partir de estudos acadêmicos de militantes e intelectuais ligados ao MAB e tem o objetivo de promover a formação cultural, científica e política na perspectiva da educação popular. Para isso, as obras abordam temas estratégicos como a questão da água e da energia no contexto socioeconômico brasileiro.

“É muito importante que nós – que fazemos parte dos movimentos sociais – possamos difundir o conhecimento científico, popularizando aqueles elementos da ciência que nos ajudam na luta pela transformação social, pela construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais igualitária”, afirma Luiz Dalla Costa, coordenador do MAB e autor do primeiro livro da série, que aborda a indústria do petróleo no Brasil.

Além dele, a editora ainda lança, neste ano, outros três livros da coleção que irão abordar a mercantilização da água (Dalila Alves), o Tratado Internacional de Itaipu (Leonardo Maggi) e os crimes da Vale em Minas Gerais.

Livro debate disputas na indústria do petróleo

“A indústria do petróleo: disputa por territórios cada vez mais profundos” trata da história sobre a produção de petróleo no Brasil, desde o período imperial até os dias de hoje. O foco são os conflitos de interesses que envolvem sua exploração e as potencialidades dessa atividade.

“Sempre houve uma luta do povo brasileiro para tornar esse recurso, essa base natural um patrimônio do povo. Teve toda a luta “O Petróleo é Nosso” e a fundação da Petrobras na década de 50″, afirma Luiz.

Apesar desse movimento em defesa da soberania nacional, o autor explica que o petróleo brasileiro sempre foi e segue sendo objeto de disputa de grandes corporações internacionais.

“As disputas em torno dessa indústria se ampliam nos anos 2000 a partir da descoberta da área de Pré-Sal. Nós tínhamos uma reserva de 12 bilhões de barris e passamos a ter uma reserva de quase 200 bilhões de barris. Com isso, ampliam-se as disputas por esta base natural que – a partir do empenho dos trabalhadores do setor- pode gerar muita riqueza pro nosso país. Quem vai ficar com essa riqueza? Como vai funcionar essa indústria daqui pra frente? Ela vai ter um de caráter nacional ou vai estar a serviço das grandes empresas, levando essas riquezas para fora do Brasil?” questiona o autor, explicando o tema central da obra.

“Identificar as disputas em torno do setor, apontar como elas vão se dar e chamar atenção pra a extraordinária possibilidade de produção de valor a partir da indústria do petróleo para o Brasil e para os brasileiros é um dos objetivos  desse livro que estamos lançando e que esperamos que todos leiam, debatam e critiquem”, conclui Luiz.

Como adquirir?

O livro “A indústria do petróleo: disputa por territórios cada vez mais profundos” já está disponível para a venda no site da editora ou com os coordenadores do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/11/2020 por Comunicação - Movimento dos Atingidos por Barragens

No quarto dia de apagão, população do Amapá sofre com falta de energia e água

“Estamos vendo as pessoas terem que ir buscar água no rio Amazonas, o comércio está todo fechado, muitos prejuízos, filas quilométricas nos postos de gasolina e nos grandes mercados que têm gerador”, conta atingido em Macapá

| Publicado 16/06/2021 por Coletivo de Comunicação MAB ES

MAB se reúne com Casa Civil do governo do ES para discutir novos acordos de reparação do crime da Bacia do Rio Doce

Samarco, Vale e BHP Billiton tentam novo acordo com o governo sobre reparação de danos de crime que destruiu cerca de 670 km de extensão do Rio Doce e parte do litoral do estado do Espirito Santo há quase seis anos.

| Publicado 14/02/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Organizações sociais realizam ato contra a privatização da Sabesp na Bolsa de Valores em São Paulo (SP)

Para as organizações sociais que participaram do ato, água e energia são direitos básicos que não podem ser subordinados aos interesses do mercado