Organizações sociais realizam ato contra a privatização da Sabesp na Bolsa de Valores em São Paulo (SP)

Para as organizações sociais que participaram do ato, água e energia são direitos básicos que não podem ser subordinados aos interesses do mercado

Ato em frente à Bovespa reuniu trabalhadores, coletivos e organizações sociais do setor de água e energia. Foto: Francisco Kelvim / MAB

Na manhã desta terça, 14, representantes de movimentos sociais, sindicatos e organizações da área de água e energia, além de parlamentares de diferentes partidos realizaram um ato em frente à Bovespa, em São Paulo, contra a proposta de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP. O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS) alega que irá privatizar o serviço para melhorar a qualidade da empresa. As diferentes lideranças presentes, porém, denunciaram que a manobra tem como objetivo aumentar a margem de lucro de acionistas da empresa e pode precarizar o serviço e dificultar o acesso à água por parte da parcela mais vulnerável da população.

Com o lema “Água e Energia não são Mercadorias!”, o ato foi organizado pela Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema) e Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS).

A Sabesp é uma empresa de economia mista, responsável pelo abastecimento, controle e saneamento básico da capital e mais 374 municípios do estado de São Paulo, é essencial por ser a responsável por garantir o acesso ao direito básico de água e saneamento de mais de 25 milhões de pessoas.

“A intenção dos urbanitários é a de esclarecer para a população os riscos que as privatizações das empresas públicas dos dois setores representam, como o aumento das contas, a exclusão dos serviços às famílias mais vulneráveis e a precarização das atividades, ocasionada principalmente pela demissão de trabalhadores e trabalhadoras qualificados e experientes”, afirmou a coordenação do CNU.

Acesso à água está em risco

Foto: Francisco Kelvim / MAB

Segundo Dalila Calisto, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, a privatização pode resultar na negligência de um direito básico para parte da população. “O que acontece com as populações mais pobres que moram nas periferias urbanas ou no campo é que elas passam a ter mais dificuldade de acessar o saneamento básico como um direito humano, porque as empresas públicas, elas cumprem uma função social de atender todas as pessoas independentemente da sua classe social e de onde elas vivem. Quando essas empresas passam a ser controladas por acionistas que priorizam o lucro acima de tudo, elas vão priorizar os a prestação de serviços em centros mais urbanos onde já existe o serviço de distribuição instalado”.

O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL/SP) ressalta que a privatização também significa perda de qualidade dos serviços. “A Sabesp é uma das maiores e mais eficazes empresas públicas de todo o estado de São Paulo. São Paulo tem 6 das 10 cidades que tem melhores redes de saneamento básico e tratamento de esgoto e acesso à água do Brasil inteiro graças ao serviço prestado pela Sabesp”, afirma.

“Então, privatizar essa empresa que já tem parte do seu capital aberto pra iniciativa privada é um completo absurdo, porque a gente viu que onde o serviço de saneamento  foi privatizado quem pagou essa conta foi a população porque a conta ficou mais cara, a qualidade do serviço piorou e o serviço perdeu transparência na sua gestão”, ressalta.

Estados como Amazonas e Alagoas que tiveram seus serviços de água e esgotamento sanitário privatizados demonstram na prática essa lógica mercantilista da exclusão aos vulneráveis. Esse risco também ameaça grandes estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que já tiveram suas companhias estaduais leiloadas, Cedae e Corsan, respectivamente.

José Antônio Faggian, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado de São Paulo – Sintaema, ressalta que a venda das ações da Sabesp para o capital privado também pode destruir os mecanismos sociais da empresa. “As empresas públicas têm o compromisso com tarifas sociais e outros mecanismos para democratizar o acesso à água, o que é cortado assim que as companhias são privatizadas”, explicou.  

O presidente da FNU, Pedro Damásio, ressaltou que “o objetivo do ato também é sensibilizar empresários e governos de todas as esferas (federal, estaduais e municipais) sobre os efeitos em cadeia gerados pelas privatizações, como por exemplo: sem acesso ao saneamento, mais doenças; energia elétrica mais cara, cortes na produção das empresas e desemprego”.

Reestatização da Eletrobras

O outro ponto do lema do ato: Água e Energia não são Mercadorias! está relacionado diretamente à privatização da maior companhia do setor elétrico da América Latina, a Eletrobras.

Representando o Coletivo Nacional dos Eletricitários, Fabíola Antezana, destacou que a privatização das companhias de água e saneamento dá continuidade ao projeto de mercantilização dos serviços iniciais que teve início com a privatização da Eletrobras durante a pandemia. E que a luta precisa ser conjunta contra a privatização da água e pela revogação da privatização da Eletrobras, entregue à iniciativa privada em junho do ano passada.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/02/2023 por Dalila Calisto e Gabriel Alexandre Gonçalves

Proposta de privatização da SABESP reflete disputa mundial pela água

Empresa de economia mista, a Sabesp é responsável por garantir o acesso ao direito básico de água e saneamento da região metropolitana de São Paulo e municípios do interior do estado

| Publicado 21/08/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Sabesp: Ricardo Nunes se alia a Tarcísio e vira as costas para a população de São Paulo

Decisão de Ricardo Nunes demonstra apoio ao processo de privatização da empresa

| Publicado 06/11/2020 por Comunicação - Movimento dos Atingidos por Barragens

No quarto dia de apagão, população do Amapá sofre com falta de energia e água

“Estamos vendo as pessoas terem que ir buscar água no rio Amazonas, o comércio está todo fechado, muitos prejuízos, filas quilométricas nos postos de gasolina e nos grandes mercados que têm gerador”, conta atingido em Macapá