Sabesp: Ricardo Nunes se alia a Tarcísio e vira as costas para a população de São Paulo

Decisão de Ricardo Nunes demonstra apoio ao processo de privatização da empresa

Nesta quarta-feira (16), o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) selou o apoio à privatização da Sabesp para ter Tarcísio de Freitas como aliado na campanha à reeleição para a prefeitura.

O prefeito emedebista assinou um termo de adesão às Unidades de Serviços e Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAES) após manobra do governador de São Paulo para impedir que a maior cidade do Estado pudesse se opor à privatização da Sabesp.

“Em troca de apoio político para a sua campanha à reeleição, Ricardo Nunes vira as costas para a população da cidade fazendo da Sabesp moeda de troca. Ao se tornar aliado de Tarcísio, o prefeito de São Paulo também comete um crime contra o povo e os trabalhadores (as) ao fortalecer a privatização da Sabesp”, afirmou a direção do Sintaema.

De acordo com a entidade, os trabalhadores (as) estão prontos pra dar uma resposta. Nesta semana, articulação contra a privatização da Sabesp ganhou força. Na terça-feira (15) houve o lançamento em Brasília da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público e também paralisações e protestos dos trabalhadores (as) do saneamento em diversos estados. Em São Paulo, os atos aconteceram na capital, na grande São Paulo e no interior.

“A adesão da cidade de São Paulo às URAEs significa o Estado dando forma legal para os interesses dessas empresas. Sem dúvida, é um passo importante para privatizar a Sabesp. Com esse aceno por parte da prefeitura municipal de SP, que possui quase metade da receita de saneamento do Estado, a estratégia de privatização avança”, segundo Dalila Calisto, da coordenação nacional do MAB.

A jornada contra a privatização dos serviços essenciais em São Paulo realizará no dia 5 de setembro o lançamento do Plebiscito para envolver a população na defesa da Sabesp, do Metrô e da CPTM. Para outubro está sendo articulada uma greve geral dos trabalhadores.

*Com informações Sintaema – SP

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/02/2023 por Dalila Calisto e Gabriel Alexandre Gonçalves

Proposta de privatização da SABESP reflete disputa mundial pela água

Empresa de economia mista, a Sabesp é responsável por garantir o acesso ao direito básico de água e saneamento da região metropolitana de São Paulo e municípios do interior do estado

| Publicado 23/11/2023 por Redação RBA

Consulta popular: 99% são contra a privatização da Sabesp, do Metrô e da CPTM

Dados do plebiscito popular sobre a privatização das empresas foram entregues à Assembleia Legislativa, que analisa projeto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

| Publicado 14/02/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Organizações sociais realizam ato contra a privatização da Sabesp na Bolsa de Valores em São Paulo (SP)

Para as organizações sociais que participaram do ato, água e energia são direitos básicos que não podem ser subordinados aos interesses do mercado