MAB se reúne com Casa Civil do governo do ES para discutir novos acordos de reparação do crime da Bacia do Rio Doce

Samarco, Vale e BHP Billiton tentam novo acordo com o governo sobre reparação de danos de crime que destruiu cerca de 670 km de extensão do Rio Doce e parte do litoral do estado do Espirito Santo há quase seis anos.

Reunião de integrantes do MAB com representantes do governo do Espírito Santo

Nesta segunda-feira, dia 14 de junho, o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu com o secretário da Casa Civil do governo do Espírito Santo, Davi Diniz, para discutir as demandas dos atingidos em relação aos novos acordos que vem sendo costurados pela mineradora Vale com o governo para em relação à reparação do crime ocorrido em Mariana há seis anos.

Participaram da reunião a advogada Mariana Sobral, da Defensoria Pública, o deputado Hudson Leal o o vereador Leandro Paranaguá, de Conceição da Barra (ES), que é coordenador estadual do MAB e outros integrantes do Movimento.

Estes novos acordos propostos pela mineradora têm sido chamados de repactuação e já se encontram em estágio avançado. São acordos construídos junto aos governos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo, ao governo federal, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), na figura do ministro Luiz Fux.

Durante a reunião com o secretário David Diniz, os representantes do MAB apresentaram suas propostas para a repactuação relacionadas a questões referentes à saúde, ao fundo social, à participação das mulheres no processo de reparação e à proposta de um programa de transferência de renda que assista a população em vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Também foi abordada a questão da retomada produtiva, em especial da pesca, que acumula graves prejuízos desde 2015. Ainda hoje, passados quase seis anos do crime, parte do setor ainda não foi indenizada e o orçamento da fundação Renova para o programa de retomada produtiva não teve sequer 10% executado.

Tanto o deputado Hudson Leal quanto o vereador Leandro Paranaguá são ligados à pesca e reforçaram a necessidade do um olhar especial para a cadeia produtiva que é associada ao setor e envolve desde mecânicos e marceneiros à descarregadores, beneficiadores e comerciantes. Estes profissionais que também amargam prejuízos até hoje não foram indenizados. Também não foi criada uma política específica de indenização por parte da Fundação Renova.

A questão da saúde dos atingidos foi enfatizada pelo deputado Hudson Leal que também é médico, e fez um apelo para que a repactuação encontre formas de que os fundos que possam ser criados atendam também as inúmeras demandas de saúde por parte das comunidades atingidas.

Durante a reunião o secretário da Casa Civil se comprometeu a se reunir com a equipe técnica que vem acompanhando a repactuação pelo governo do Espírito Santo e dar um retorno às demandas do movimento nas próximas semanas.

O MAB aproveitou a oportunidade e apresentou também a proposta da PEAB, a Política Estadual de Atingidos por Barragens, que cria mecanismos legais de garantia dos direitos dos atingidos, para que não reine a confusão e as soluções improvisadas na hipótese de um novo crime deste tipo atingir o território do Espírito Santo.

“Com paciência, humildade e muita determinação, vamos galgando os obstáculos que estão entre os atingidos e a reparação integral dos danos causados pelas criminosas Vale Samarco e BHP à economia doméstica, ao convívio social nas comunidades e aos modos de vida interrompidos pelo maior crime ambiental da História do País”.

Águas para a vida!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/07/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos do Rio Doce acompanham audiência que discute inclusão da Vale na maior ação ambiental coletiva da história da Inglaterra

Representantes do MAB participam de comitiva brasileira na audiência que acontece na Royal Courts of Justice e trata do processo que defende mais de 700 mil vítimas brasileiras contra a BHP Billiton

| Publicado 18/08/2021 por Coletivo de Comunicação do MAB ES

Deputado Hudson Leal faz apelo por reparação para toda a cadeia da pesca atingida pelo crime da Bacia do Rio Doce

Na próxima terça, 24, MAB participa de audiência em Assembleia Legislativa do Espírito Santo para expor situação de atingidos que ainda não foram indenizados depois de quase 6 anos

| Publicado 10/12/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Andréia Neiva: a resistência em defesa dos rios no cerrado baiano

Integrante do MAB há quase duas décadas, Andréia se dedica à luta pelo direito à água, resistindo, junto a muitos outros atingidos, à pressão de companhias que querem cercar os rios do oeste da Bahia com dezenas de hidrelétricas