A educação transformou Francinete e ela quer transformar o mundo

Mulher, jovem e quilombola, Francinete da Conceição Braga é uma das coordenadoras do MAB no Maranhão/Piauí. Ela acredita que só a luta e a educação no campo podem reverter as injustiças sociais no interior do país

“No ensino médio, eu saia da minha comunidade para ir para a escola na cidade. E, na cidade, eles ensinam que o campo é atrasado, eles ensinam que você tem que estudar pra sair do mato, sair do interior, pra ‘virar gente’. Então, é importante você ter escolas com professores do campo, que entendam aquela realidade, que saibam que dá para construir melhores condições de vida no campo, com acesso à educação, à saúde, com possibilidade de se produzir, ter renda e tudo o que se tem direito, sem ter que sair de lá. Claro que esse é um processo longo, mas não impossível”.

Francinete nasceu e cresceu em Matões, em uma terra remanescente quilombola, na região do Maranhão conhecida como Cocais. E é pelos direitos do povo quilombola – e de muitos outros grupos sociais historicamente marginalizados – que ela resolveu assumir uma vida dedicada à educação popular e à luta junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Uma das suas grandes referências para trilhar esse caminho é o ícone Paulo Freire, que dizia que um dos objetivos da educação em uma perspectiva humanista é garantir que o homem se perceba como sujeito capaz de transformar o mundo no qual está inserido. Se ele tivesse conhecido a maranhense Francinete, ficaria orgulhoso.

Francinete em uma audiência pública na Terra Quilombola São João em Matões (MA)

 “A gente sempre fala que o MAB é importante por causa da formação, porque, quando você entende por que você está lutando, quais são seus direitos, isso muda sua consciência, porque você começa a estudar e passa a ter noção do todo. E aí você quer ajudar a mudar aquela realidade”, avalia a militante. “A educação transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo”, completa ela, citando a pedagogia freiriana.  

A jovem conheceu o Movimento em 2015, quando o MAB iniciou um projeto de alfabetização em sua região. Segundo ela, a partir dessa pauta, o Movimento ajudou a comunidade a se organizar e a lutar por muitos outros direitos como, por exemplo, a regularização da terra e o acesso à energia.

“A conquista da energia elétrica foi uma coisa maravilhosa. Depois dela veio a água, a terra, os projetos, o trabalho. Tudo isso é parte desse processo de luta com o MAB”, conta.


As conquistas instigaram em Francinete o desejo de ajudar mais pessoas a também lutarem por uma vida digna. Hoje, com apenas 23 anos, ela é uma das coordenadoras do MAB nos estados do Maranhão e Piauí, onde tem o desafio de construir o Movimento e desenvolver um projeto sobre segurança de barragens na Bacia do Rio Parnaíba.

Atividade formativa na Universidade Federal do Piauí

Além disso, depois de entrar para o Movimento, ela ingressou na universidade pública  e se tornou graduanda em Educação no Campo e Ciências da Natureza na Universidade Federal do Piauí. Entre a universidade e a militância, ela ainda tem tempo para ser jovem, dançar forró, cozinhar (arroz de cuxá e baião de dois estão entre as iguarias favoritas) e ler mulheres inspiradoras, como Ângela Davis e Rosa Luxemburgo.

A inspiração é necessária para lidar com lutas desafiantes. A região de Cocais, onde Francinete nasceu, é tomada pelo agronegócio, que transformou a paisagem com plantações de soja e eucalipto. Em outras regiões do Maranhão, há ainda a luta contra os grandes conglomerados da mineração e, no Piauí, o MAB apoia atingidos de obras do próprio governo. Por isso, é preciso ter coragem para questionar uma noção de progresso econômico excludente e lidar com conflitos agrários e a hostilidade dos grandes empreendimentos. Tudo isso sendo uma liderança jovem, mulher e de origem quilombola.

Oficina para mulheres no território quilombola São João, em Matões (MA)

 “Mulher, é difícil ser mulher, viu? No Piauí, no Brasil, no mundo. Porque, às vezes, você não tem o devido crédito e é desrespeitada nos espaços, simplesmente por isso, por ser mulher. Mas, aqui no Piauí e no Maranhão, o MAB é basicamente coordenado por mulheres e é muito é interessante, porque a gente ocupa os espaços e vai desconstruindo esse pensamento de que a gente não pode estar ali”, conta Francinete, com satisfação.  Segundo a jovem, as dificuldades são muitas, mas a vontade de ajudar é maior.

“Quando você se sensibiliza com a dor do outro, isso é uma coisa muito sua. O Movimento sugere as direções, mas você vai se quiser.  Eu sinto muito essa vontade de ajudar, de contribuir coma a luta, porque só com a luta, a gente transforma a realidade”.

Mensagem de luta sobre o rompimento de uma barragem da mineradora Equinox Gold em Godofredo Viana (MA), que deixou a população do distrito de Aurizona sem acesso à água

Hoje, o principal projeto em que Francinete está envolvida, no Piauí, busca promover ações de capacitação e multiplicação de conhecimentos em relação à temática de segurança de barragens no entorno das represas de Bezerro, em José de Freitas, e Emparedado e Corredores, no município de Campo Maior. São municípios que compreendem a sub bacia do rio Alto Longá, um dos principais afluentes do rio Parnaíba.

“As barragens são de responsabilidade do Governo do Estado do Piauí e funcionam como açudes, reservatórios de água que têm a finalidade de garantir o abastecimento humano, a irrigação e a pesca, desempenhando um papel social importante na região. No entanto, se não forem inspecionadas e cuidadas, elas podem oferecer sérios riscos às populações jusantes as barragens”, explica Francinete, ressaltando a importância de um trabalho de prevenção.  

Segundo ela, a maior dificuldade de se fazer uma articulação na região é justamente mudar a percepção de que as barragens são sinônimo de progresso e de desenvolvimento, como as grandes empresas difundem. Por isso, ela defende que é preciso ter calma e persistência para se construir uma luta coletiva, que é importante para o povo.

“O MAB desperta esse sentimento de coletividade, um sentimento de doação, de responsabilidade, de amor ao próximo, esse sentimento bom de lutar por justiça social. É cansativo, mas é muito bom e necessário”, conclui ela.  

* Esse texto faz parte de uma série de perfis de coordenadores do MAB produzidos em celebração aos 30 anos do Movimento.
Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/12/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Retrospectiva: conheça as histórias de militantes do MAB em todo o país

Em 2021, o MAB completou 30 anos de luta e, para homenagear os militantes que fazem parte dessa história, resolvemos compartilhar com vocês o perfil de alguns dos coordenadores do Movimento que atuam em diferentes cantos do país lutando por um Brasil mais justo

| Publicado 16/12/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MA

Movimento dos Atingidos por Barragens promove encontro entre atingidos do Maranhão e do Piauí

Evento contou com a participação de representantes de órgãos públicos e outros movimentos populares

| Publicado 29/11/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MA

MAB realiza I Encontro dos Atingidos de Aurizona (MA) para fazer balanço das ações realizadas

O Encontro, que contou com participação de diversas organizações parceiras, também tinha o objetivo de fortalecer a organização popular local a partir da experiência de atingidos de outras regiões do Brasil e da América Latina