Atingidos recebem secretário da Secretaria de Direitos Humanos do Maranhão em Aurizona
Representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) visitou pontos do distrito – que pertence a Godofredo Viana (MA) – impactados pela ruptura de uma barreira em mina de ouro há seis meses
Publicado 23/09/2021 - Atualizado 23/09/2021
Na última quarta-feira, 22 de setembro, o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular do do Maranhão, Francisco Gonçalves, esteve em Aurizona, distrito de Godofredo Viana (MA), para avaliar a situação da comunidade. Em março deste ano, o distrito foi atingido pelo rompimento da barragem secundária de mineração denominada Lagoa de Pirocaua, da empresa Equinox Gold, que causou a contaminação das principais fontes de água doce da região. O secretário visitou alguns pontos que foram impactados, como a Lagoa de Juiz de Fora, que se encontra interditada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e ainda assim segue sendo utilizada pela mineradora Equinox Gold para o abastecimento da comunidade.
Em sua visita o Secretário também foi indagado quanto aos laudos da água feitos pelo ICMBio, pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, que não foram disponibilizados para o conhecimento da população. Os moradores cobraram ainda respostas em relação à proteção dos atingidos que vivem em contexto de ameaças, criminalização e perseguição por parte da mineradora.
O rompimento que aconteceu há seis meses deixou mais de quatro mil pessoas sem água potável. Até o momento, o problema da água na comunidade ainda não foi resolvido de forma permanente.