Chefes de estado, cientistas e artistas de diferentes países assinam carta no NY Times pedindo fim do embargo dos EUA contra Cuba

A carta Let Cuba Live ( Deixe Cuba Viver, em tradução) faz um apelo para que Biden rejeite as “políticas cruéis” que foram colocadas em práticas durante a gestão de Donald Trump.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma carta aberta que pede ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o fim das sanções econômicas contra Cuba, que estão impedindo que o país tenha acesso a insumos básicos durante a pandemia. O documento foi publicado no jornal The New York Times na última sexta-feira, 23, e reúne 440 assinaturas de ex-chefes de estado, intelectuais, artistas e ativistas. As assinaturas incluem nomes dos ex-presidentes Lula e Rafael Correa e de artistas, cientistas políticos e ativistas como Chico Buarque, Noam Chomsky, Gayatri Spivak, Roxanne Dunbar-Ortiz e Judith Butler. Clique aqui para ler a lista completa.

“Parece-nos inconcebível, especialmente durante uma pandemia, bloquear intencionalmente as remessas e o uso de instituições financeiras globais por parte de Cuba, visto que o acesso a dólares é necessário para a importação de alimentos e medicamentos”, destaca o documento que é uma iniciativa do Centro Memorial Martin Luther King.

Os ativistas pedem que Joe Biden acabe com as 243 “medidas coercitivas” criadas pelo ex-presidente Donald Trump e comece o processo de fim do embargo e normalização total das relações entre os Estados Unidos e Cuba”. 

A carta relembra que no dia 12 de julho o presidente Biden afirmou que os Estados Unidos apoiam o povo cubano. “Se for esse o caso, pedimos que você assine imediatamente uma ordem executiva e anule” as sanções impostas por Trump.

Leia a carta na íntegra:

É hora de trilhar um novo caminho nas relações entre os Estados Unidos e Cuba. Nós, abaixo assinados, fazemos este urgente apelo público a vocês para que rejeitem as políticas cruéis implementadas pela Casa Branca de Trump, que criaram tanto sofrimento entre o povo cubano.

Cuba, um país de onze milhões de habitantes, vive uma crise difícil devido à crescente escassez de alimentos e medicamentos. Protestos recentes chamaram a atenção do mundo para isso.  Embora a pandemia Covid-19 tenha se mostrado um desafio para todos os países, o foi ainda mais para uma pequena ilha sob o peso de um embargo econômico.

Parece-nos inconcebível, especialmente durante uma pandemia, bloquear intencionalmente as remessas e o uso de instituições financeiras globais por parte de Cuba, visto que o acesso a dólares é necessário para a importação de alimentos e medicamentos.

Quando a pandemia atingiu a ilha, seu povo e seu governo perderam bilhões em receitas do turismo internacional que normalmente iriam para o sistema público de saúde, distribuição de alimentos e ajuda financeira.

Durante a pandemia, o governo Donald Trump endureceu o embargo, colocou de lado a abertura de Obama e lançou 243 “medidas coercitivas” que intencionalmente estrangularam a vida na ilha e criaram mais sofrimento.

A proibição de remessas e o fim dos voos comerciais diretos entre os Estados Unidos e Cuba impedem o bem-estar da maioria das famílias cubanas.

“Apoiamos o povo cubano”, escreveu o senhor em 12 de julho. Se for esse o caso, pedimos que você assine imediatamente uma ordem executiva e anule as 243 “ações coercitivas” de Trump.

Não há razão para manter a política da Guerra Fria, que exigia que os Estados Unidos tratassem Cuba como um inimigo existencial e não como um vizinho. Em vez de seguir o caminho traçado por Trump em seus esforços para desfazer a abertura do presidente Obama a Cuba, pedimos que siga em frente. Retomar a abertura e iniciar o processo de encerramento do embargo. Acabar com a grave escassez de alimentos e medicamentos deve ser a prioridade.

Em 23 de junho, a maioria dos estados membros das Nações Unidas votou para pedir aos Estados Unidos o fim do embargo. Nos últimos 30 anos, esta tem sido a posição constante da maioria dos Estados-Membros. Além disso, sete relatores especiais da ONU escreveram uma carta ao governo dos Estados Unidos em abril de 2020 sobre sanções a Cuba. “Na emergência da pandemia”, escreveram eles, “a relutância do governo dos Estados Unidos em suspender as sanções pode levar a um risco maior de sofrimento em Cuba”.

Pedimos que acabem com as “medidas coercitivas” de Trump e voltem à abertura de Obama ou, melhor ainda, comecem o processo de fim do embargo e normalização total das relações entre os Estados Unidos e Cuba.

Logo depois das convocatórias, o presidente cubano visitou o município de San Antonio de los Baños, 36km a oeste de Havana, para dialogar com a população. Ainda no domingo (11), Miguel Díaz Canel convocou os comunistas cubanos a defender a revolução. “As ruas são dos revolucionários”, afirmou em transmissão televisiva em cadeia nacional.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/07/2021 por Movimiento de Afectados por Represas de América Latina - MAR

MAR | Toda nossa solidariedade à Cuba e em repúdio ao bloqueio econômico dos EUA

Movimento de Los Afectados por Represas de America Latina (MAR) denuncia o agravamento do bloqueio americano, que compromete a disponibilidade de insumos básicos para a população cubana durante uma pandemia mundial

| Publicado 27/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Ação Solidária: em parceria com Koinonia, MAB distribui dezenas de toneladas de alimentos em São Paulo

Desde março deste ano, as jornadas solidárias realizadas já distribuíram mais de 35 toneladas de alimentos assim como kits de higiene e limpeza para atingidas e atingidos de diversas regiões do estado de São Paulo.

| Publicado 30/07/2020 por Marcelo Aguilar / Comunicação MAB

Sem mortes há duas semanas, Cuba exporta médicos e é exemplo no combate à pandemia

Com 87 mortes e há duas semanas sem registrar novos óbitos, a ilha caribenha dá exemplo mundial de solidariedade ao enviar brigadas de profissionais da saúde para 37 países