MAR | Toda nossa solidariedade à Cuba e em repúdio ao bloqueio econômico dos EUA

Movimento de Los Afectados por Represas de America Latina (MAR) denuncia o agravamento do bloqueio americano, que compromete a disponibilidade de insumos básicos para a população cubana durante uma pandemia mundial

Foto: Movimento Adelante


Desde a última vez que o MAR esteve em Cuba, em 2018, sentimos o novo avanço do bloqueio dos EUA, com novas estratégias contra a soberania cubana. Eles estão preocupados com a possibilidade da vitória de novos governos mais populares na nossa América que podem servir como distribuidores da riqueza produzida pelos trabalhadores. Com isso, os detentores do capital financeiro recuariam e ficarian com menos lucros privados. Outra possibilidade que incomoda é o avanço mundial da China.

O bloqueio contra Cuba é um crime contra a humanidade, contra o povo mais solidário do mundo, que não mede esforços para enviar seus médicos e professores em missões humanitárias para qualquer país que necessite.

Acreditamos fielmente que o governo de Cuba e o seu povo são heróis que por mais de 60 anos têm resistido aos bloqueios dos EUA e dos imperialistas.

Como nossos países teriam atravessado a pandemia sem poder adquirir insumos, medicamentos e combustíveis, com um bloqueio que barra, inclusive militarmente por mar, terra e ar a entrada de insumos? Essa é a situação de Cuba.

Quem deve resolver os problemas de Cuba é o seu próprio povo, como sempre o fez, pelo que se tornou nossa referência internacional.

Denunciamos a continuidade da violenta postura de Biden que segue o plano de Trump contra Cuba. Chega! Tirem as mãos de Cuba!

Convocamos aos trabalhadores do mundo para que continuem a se solidarizar com Cuba de todas as formas possíveis em seus países.

Viva a revolução cubana! Viva o povo cubano!

Que se levante o punho, que se levantem as mãos, que se levante o povo latino-americano!


Tradução: Ciro Casique Silva

Conteúdos relacionados
| Publicado 03/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Trabalhadores conquistam continuidade na isenção da Tarifa Social de Energia

Governo Federal anuncia a prorrogação da Medida Provisória 950/20 por mais 60 dias

| Publicado 11/06/2020

Atingidos distribuem mais de 500 cestas básicas no Amapá



O MAB no Amapá vem organizando as comunidades atingidas e lutando por reconhecimento de direitos e compensações, pelas mortes de peixes consequências dos empreendimentos hidrelétricos no rio Araguari, no município de Ferreira Gomes

| Publicado 11/06/2020

Lutar não é crime: atingidos e atingidas em defesa dos direitos humanos!

Decisão obtida pela Vale determina proibição de manifestações nas vias de acesso à Brumadinho

| Publicado 12/07/2021 por Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Nota sobre a MP 1040/21: Chega de ataques aos trabalhadores e à ciência e tecnologia brasileira!

Plataforma Operária Camponesa da Água e Energia repudia medida provisória que precariza o trabalho das áreas tecnológicas

| Publicado 26/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Chefes de estado, cientistas e artistas de diferentes países assinam carta no NY Times pedindo fim do embargo dos EUA contra Cuba

A carta Let Cuba Live ( Deixe Cuba Viver, em tradução) faz um apelo para que Biden rejeite as “políticas cruéis” que foram colocadas em práticas durante a gestão de Donald Trump.

| Publicado 14/08/2020 por Via Campesina

Nota de repúdio da Via Campesina ao despejo ilegal das famílias sem terra do Quilombo Campo Grande (MG)

Cerca de 450 famílias resistiram a pressão policial por mais de 50 horas; nem o risco por conta da pandemia sensibilizou o governador Romeu Zema (Novo), que interrompeu o diálogo para evitar desocupação