MAR | Toda nossa solidariedade à Cuba e em repúdio ao bloqueio econômico dos EUA

Movimento de Los Afectados por Represas de America Latina (MAR) denuncia o agravamento do bloqueio americano, que compromete a disponibilidade de insumos básicos para a população cubana durante uma pandemia mundial

Foto: Movimento Adelante


Desde a última vez que o MAR esteve em Cuba, em 2018, sentimos o novo avanço do bloqueio dos EUA, com novas estratégias contra a soberania cubana. Eles estão preocupados com a possibilidade da vitória de novos governos mais populares na nossa América que podem servir como distribuidores da riqueza produzida pelos trabalhadores. Com isso, os detentores do capital financeiro recuariam e ficarian com menos lucros privados. Outra possibilidade que incomoda é o avanço mundial da China.

O bloqueio contra Cuba é um crime contra a humanidade, contra o povo mais solidário do mundo, que não mede esforços para enviar seus médicos e professores em missões humanitárias para qualquer país que necessite.

Acreditamos fielmente que o governo de Cuba e o seu povo são heróis que por mais de 60 anos têm resistido aos bloqueios dos EUA e dos imperialistas.

Como nossos países teriam atravessado a pandemia sem poder adquirir insumos, medicamentos e combustíveis, com um bloqueio que barra, inclusive militarmente por mar, terra e ar a entrada de insumos? Essa é a situação de Cuba.

Quem deve resolver os problemas de Cuba é o seu próprio povo, como sempre o fez, pelo que se tornou nossa referência internacional.

Denunciamos a continuidade da violenta postura de Biden que segue o plano de Trump contra Cuba. Chega! Tirem as mãos de Cuba!

Convocamos aos trabalhadores do mundo para que continuem a se solidarizar com Cuba de todas as formas possíveis em seus países.

Viva a revolução cubana! Viva o povo cubano!

Que se levante o punho, que se levantem as mãos, que se levante o povo latino-americano!


Tradução: Ciro Casique Silva

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/07/2021

Nota sobre a MP 1040/21: Chega de ataques aos trabalhadores e à ciência e tecnologia brasileira!

Plataforma Operária Camponesa da Água e Energia repudia medida provisória que precariza o trabalho das áreas tecnológicas

| Publicado 26/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Chefes de estado, cientistas e artistas de diferentes países assinam carta no NY Times pedindo fim do embargo dos EUA contra Cuba

A carta Let Cuba Live ( Deixe Cuba Viver, em tradução) faz um apelo para que Biden rejeite as “políticas cruéis” que foram colocadas em práticas durante a gestão de Donald Trump.

| Publicado 14/08/2020 por Via Campesina

Nota de repúdio da Via Campesina ao despejo ilegal das famílias sem terra do Quilombo Campo Grande (MG)

Cerca de 450 famílias resistiram a pressão policial por mais de 50 horas; nem o risco por conta da pandemia sensibilizou o governador Romeu Zema (Novo), que interrompeu o diálogo para evitar desocupação