Nota sobre a MP 1040/21: Chega de ataques aos trabalhadores e à ciência e tecnologia brasileira!

Plataforma Operária Camponesa da Água e Energia repudia medida provisória que precariza o trabalho das áreas tecnológicas

 A Medida Provisória 1040/21 foi aprovada no dia 23 de junho em sessão virtual da Câmara dos Deputados em Brasília. Essa MP foi estruturada com um discurso de desburocratizar o funcionamento de empresas. Com o projeto neoliberal do governo Bolsonaro, essa MP, na realidade, desmonta todo o arcabouço jurídico de fiscalização dos conselhos. Uma vez que nosso patrimônio público vem sendo entregue a grandes corporações por meio de privatizações ilegais, as empresas estrangeiras poderão atuar sem o mínimo de restrições. Além disso, a medida revoga a Lei 4950-A/66, uma importante lei do salário mínimo profissional das áreas tecnológicas.

A MP estabelece a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças e alvarás de funcionamento para atividades de risco médio. Impede também a suspensão de registro por inadimplência, sem controle e rigor de contratação de profissionais técnicos abaixo do salário mínimo exigido por lei.

A retirada de direitos das trabalhadoras e trabalhadores das áreas tecnológicas aumentam o êxodo dos profissionais e intelectuais do Brasil prejudicando nossa soberania e ataca diretamente a produção de Ciência e Tecnologia nesse momento onde há uma disputa global pela dianteira da nova indústria 4.0.

Mais uma vez essa MP não está descolada do projeto político de entrega de nossa soberania e entrega do nosso patrimônio, que, com muita luta das trabalhadoras e trabalhadores, construímos.

A MP seguiu para o Senado e a POCAE convoca toda a sociedade a pressionar os senadores para que não autorizem mais um ataque de Bolsonaro aos trabalhadores, à ciência e tecnologia e à soberania brasileira. Sigamos firmes e unidos em defesa de um projeto de país soberano, desenvolvido e justo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/07/2021 por Movimiento de Afectados por Represas de América Latina - MAR

MAR | Toda nossa solidariedade à Cuba e em repúdio ao bloqueio econômico dos EUA

Movimento de Los Afectados por Represas de America Latina (MAR) denuncia o agravamento do bloqueio americano, que compromete a disponibilidade de insumos básicos para a população cubana durante uma pandemia mundial

| Publicado 13/07/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

NOTA do MAB sobre a lei que autoriza a privatização da Eletrobras

A privatização não só vai provocar um expressivo aumento da conta de luz, como deve resultar em apagões e desindustrialização do país

| Publicado 13/07/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Organizações sociais protestam contra projeto de Rodoanel metropolitano em Belo Horizonte (MG)

MAB se posiciona contrário à obra que será executada com recursos provenientes de acordo feito entre o governo do estado e a mineradora Vale, como pagamento pelos danos decorrentes do crime de Brumadinho (MG). Movimento defende o investimento do recurso em obras sociais e moradia popular.