Nesse 29 de maio, MAB participou da mobilização Fora Bolsonaro em 22 diferentes estados

Os militantes espalhados pelo país pediam manutenção do auxílio emergencial de R$ 600 e vacinação para todos, além de denunciar a política de desmonte do licenciamento ambiental e de privatização da maior empresa de energia da América Latina, a Eletrobras, que vai provocar aumento da tarifa de luz para a população

O Movimento dos Atingidos por Barragens participou de atos contra o governo Bolsonaro em todos os estados onde está presente, somando-se aos diversos coletivos e à população que saiu às ruas neste dia 29 de maio. Entre as principais pautas que se destacaram nos atos estão a defesa da vacina, do SUS, do auxílio emergencial de R$ 600,00, além da denúncia dos retrocessos ligados às privatizações e ataques à educação e à saúde por parte do governo federal.

Carreata #ForaBolsonaro em Fortaleza, começou na Arena Castelão e foi até s Praça da Imprensa.
Carreata Fora Bolsonaro em Fortaleza, começou na Arena Castelão e foi até a Praça da Imprensa. 

“Decidir ir às ruas nesse momento foi uma escolha complexa, porque nós somos uma organização que defende as medidas sanitárias estabelecidas como instrumento de combate à pandemia do coronavírus e temos bastante preocupação com esse aspecto. Assim como outros movimentos populares que aderiram à essa grande mobilização nacional, porém, também fomos motivados pela máxima de que quando o governo é pior que o vírus, temos que ir às ruas para combatê-lo”, afirma Iury Bezerra, da coordenação nacional do MAB. A recomendação para a utilização de máscaras e outros cuidados sanitários teve ampla adesão de manifestantes que ecoaram o grito “vacina no braço, comida no prato” durante os atos.

“As atividades que aconteceram por todo o país foram bastante expressivas. Elas mostram que a grande maioria da população brasileira não autoriza o Bolsonaro a continuar o genocídio”, reforça Iury.

Militantes do MAB no ato em São Paulo (SP), que aconteceu na Avenida Paulista.
Militantes do MAB no ato na Avenida Paulista em em São Paulo (SP) chamam atenção para a pauta da tarifa de luz que deve aumentar com privatizações que o governo federal tentar operar.

Os militantes do MAB estiveram em atos em cidades como São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Caucaia (CE), Erechim (RS), Porto Velho (RO), Altamira (PA), Mariana (MG), Florianópolis (SC), São Mateus (ES), Teresina (PI), entre outras.  “Foi fundamental para nós, enquanto movimento, não fugirmos da responsabilidade de nos juntarmos ao povo brasileiro na defesa da vida, na defesa do auxílio emergencial – para que os trabalhadores possam se manter protegidos em casa – e contra a privatização da Eletrobras, contra o aumento na conta de luz, entre outras medidas que precarizam a vida da população nesse momento tão difícil”, complementa o coordenador do MAB.

Mobilização em Erechim (RS) nesse 29 de maio.

Seguindo os organizadores, o ato aconteceu em 213 cidades no Brasil e 14 cidades no exterior com forte participação dos centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis e da população de forma geral.

“Tivemos uma participação efetiva porque nossa militância, sabendo da dificuldade do momento histórico que vivemos, se mobilizou em massa para construir esse processo de resistência, esse processo de luta. Na nossa avaliação, é fundamental essa retomada da luta nas ruas, porque isso traz a esperança de que vamos superar esse governo genocida. E o MAB é parte desse processo”, finaliza Iury.  

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/09/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB se junta ao Grito dos Excluídos em manifestações por todo o País

Grito dos Excluídos aconteceu durante manifestações Fora Bolsonaro, no feriado do 7 de setembro, denunciando violações de direitos básicos da população

| Publicado 02/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB se junta a mais de 700 organizações no Superpedido de Impeachment de Bolsonaro

O documento protocolado na Câmara dos Deputados lista 23 crimes de responsabilidade praticados pelo presidente

| Publicado 03/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB participa de protestos do #3JForaBolsonaro em todo o Brasil

Durante os atos, integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens denunciaram a privatização do setor elétrico e os tarifaços que já impactam a vida dos brasileiros e vão piorar com a venda a Eletrobras