MAB participa de audiência promovida pela DPU sobre impactos às famílias da lagoa do Independente 1 em Altamira (PA)

Em audiência pública, MAB cobra atuação em defesa de famílias remanescentes em área atingida por Belo Monte

Hoje, dia da defensoria pública, a Defensoria Pública da União (DPU) realizou uma audiência para tratar sobre os impactos de Belo Monte na vida das famílias moradoras da lagoa e entrono do Independente 1 em Altamira (PA).

A audiência contou com a participação do IBAMA, Prefeitura de Altamira, MPF, MPE, FUNAI, Câmara Municipal de Altamira, MAB, Associação de Moradores (AMBAJI) e Associação Indígena Inkuri.

Apesar de ter sido convidada, a Norte Energia, concessionária de Belo Monte, não participou da audiência e alegou já estar discutindo o assunto com o IBAMA. Para o MAB a ausência da Norte Energia só comprova a falta de compromisso da empresa com os impactos causados por ela na comunidade Independente 1.

Após muita luta, os moradores organizados no MAB conseguiram que a Norte Energia retirasse 598 famílias que vivam no local. No entanto, ainda restam 195 imóveis cadastrados que a Norte Energia se recusa a remover e indenizar seus moradores. Destes, ao menos 97 imóveis precisam ser imediatamente removidos, pois não podem receber o sistema de saneamento e estão sujeitos a alagamentos constante.

O MAB também reafirmou que a condicionante 2.11 da Licença de Operação, e dois pareceres técnicos do IBAMA (parecer nº 23/2018 e parecer nº 29/2020) confirmam a obrigação da Norte Energia em retirar imediatamente estes 97 imóveis e garantir os direitos de seus moradores.

No final da audiência, o IBAMA afirmou que está terminando um parecer técnico e que irá ser submetido à Diretoria de Licenciamento Ambiental e presidência (interina) do órgão licenciador de Belo Monte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 30/04/2021

MPE, MPF e DPE recomendam que Câmara de Altamira escute os atingidos sobre regulamentação dos royalties de Belo Monte

Prefeitura quer celeridade na aprovação do projeto; movimentos denunciam falta de participação popular

| Publicado 28/04/2021

Movimentos discutem proposta para royalties de Belo Monte com prefeito de Altamira (PA)

Apesar de ouvir os movimentos, prefeito não abre mão de nenhum ponto da proposta que já enviou ao legislativo

| Publicado 21/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Prefeitura de Altamira (PA) terá que escutar atingidos para regulamentar royalties de Belo Monte

Sob pressão popular por meio dos movimentos sociais, o prefeito assinou compromisso com o Ministério Público para garantir debate público sobre a distribuição da verba