MPE, MPF e DPE recomendam que Câmara de Altamira escute os atingidos sobre regulamentação dos royalties de Belo Monte

Prefeitura quer celeridade na aprovação do projeto; movimentos denunciam falta de participação popular

O Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado e a Defensoria Pública do Estado do Pará recomendaram conjuntamente que a Câmara Municipal de Altamira escute os atingidos por Belo Monte antes de votar o projeto de lei do prefeito Claudomiro Gomes (PSB) que visa regulamentar os royalties da hidrelétrica de Belo Monte.

O prefeito encaminhou o projeto no dia 12 de abril. Movimentos sociais criticam a proposta, elaborada sem participação popular. A prefeitura municipal tem pressionado a Câmara para aprovar o projeto rapidamente.

Os órgãos também enfatizam que a Câmara deve realizar audiências públicas sobre o tema e levar em conta a opinião dos participantes. “Ressalta-se que a participação da sociedade civil não deve ficar restrita ao comparecimento físico nas audiências públicas, mas que possam ter voz ativa na escolha do conteúdo político ou administrativo das decisões consensualmente deliberadas”, diz a recomendação.

Sessão da Câmara Municipal de Altamira

Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), é fundamental garantir a participação popular na elaboração desse projeto de lei e também na gestão sobre os recursos, com a criação de um Fundo Social com parte dos royalties.  

Leia a íntegra das recomendações:

“1 – Que realizem audiências públicas com a sociedade civil no âmbito do Projeto de Lei já apresentado à Câmara Municipal no dia 12/04/2021, pertinente a regulamentação dos recursos recebidos pelo Município de Altamira à título de royalties decorrentes das atividades de exploração de recursos hídricos ou minerais dentro dos seus limites territoriais.

2 – Ressalta-se que a participação da sociedade civil não deve ficar restrita ao comparecimento físico nas audiências públicas, mas que possam ter voz ativa na escolha do conteúdo político ou administrativo das decisões consensualmente deliberadas;

3 – Por fim, destaca-se que é de suma importância que eventuais emendas sejam pensadas de forma democrática, diante da importância do Projeto de Lei apresentado.”

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 28/04/2021

Movimentos discutem proposta para royalties de Belo Monte com prefeito de Altamira (PA)

Apesar de ouvir os movimentos, prefeito não abre mão de nenhum ponto da proposta que já enviou ao legislativo

| Publicado 21/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Prefeitura de Altamira (PA) terá que escutar atingidos para regulamentar royalties de Belo Monte

Sob pressão popular por meio dos movimentos sociais, o prefeito assinou compromisso com o Ministério Público para garantir debate público sobre a distribuição da verba

| Publicado 16/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Movimentos sociais de Altamira (PA) cobram criação de fundo municipal com royalties de Belo Monte

Proposta assinada por mais de 20 organizações difere da que foi enviada à Câmara pelo prefeito