Em visita a Aurizona, MAB cobra agilidade da empresa no atendimento emergencial aos atingidos pelo rompimento

Nas reuniões realizadas com representantes dos órgãos oficiais, o tema considerado central é a construção de uma pauta emergencial que atenda as reivindicações dos atingidos, como o abastecimento de água de qualidade e o asfaltamento da estrada que liga o distrito ao município de Godofredo Viana

O Movimento dos Atingidos por Barragens visitou o distrito de Aurizona, no município de Godofredo Viana, onde uma barragem de responsabilidade da Empresa Equinox Gold rompeu. A visita ocorreu na última quarta-feira (14) com o objetivo de dialogar com os atingidos e verificar de perto a situação da comunidade após o rompimento.

Foto: MAB-MA

Por solicitação do MAB, também estiveram presentes a Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDHIPOP). Durante a agenda, os órgãos realizaram visitas às famílias atingidas pelo crime, e estiveram na área do rompimento, além de terem participado de reuniões ampliadas para a construção de relatórios técnicos.

Nas reuniões realizadas entre os órgãos oficiais e os atingidos, o tema considerado central é a construção de uma pauta emergencial e geral de reinvindicação das famílias atingidas, além da realização de uma audiência pública com atingidos, mineradora, governo do estado, ICMbio, ANM, CNDH, Ibama, prefeitura, Câmara de vereadores e demais órgãos competentes para que o processo de negociação e garantia do direito dos atingidos ocorra.

Foto: MAB-MA

Reunião com prefeitura

Após pressão, lideranças locais e representantes do MAB conseguiram participar de uma reunião articulada pela prefeitura, onde estavam presentes, o secretário da SEMA, Diego Rolim, o prefeito, Sissy Viana, a vice-prefeita, Karine Andrade, e representantes da câmara de vereadores.

Foi debatida a necessidade da construção de uma pauta emergencial dos atingidos. O MAB aponta a urgência para que haja uma solução permanente para o problema da água, uma resposta que observe o resultado das análises técnicas sobre a sua qualidade e que seja estabelecido um prazo para resolução.

Foi apontado também que seja feito o asfaltamento da estrada que liga o distrito de Aurizona a Godofredo Viana, além de auxílio emergencial para todas as famílias atingidas pelo rompimento.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 01/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Maranhão

CNDH notifica Equinox Gold para esclarecimentos sobre rompimento em Aurizona, no Maranhão

Órgão manifesta preocupação sobre violações de direitos, após rompimento de barragem Godofredo Viana

| Publicado 28/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Maranhão

Água contaminada: moradores de Aurizona (MA) relatam problemas de saúde após rompimento da barragem

Atingidos denunciam fornecimento de água suja que traz diversos problemas para a comunidade; um mês após o crime, empresa permanece negando direitos básicos

| Publicado 09/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Maranhão

MAB cobra reparação aos atingidos de Aurizona (MA) em diálogo com Secretaria de DH do estado

O Secretário da SEDIHPOP, Chico Gonçalves, se solidarizou com a problemática e a luta dos atingidos em Aurizona e informou que o governo do estado do Maranhão está tomando providências cabíveis para atender as necessidades urgentes da população