CNDH notifica Equinox Gold para esclarecimentos sobre rompimento em Aurizona, no Maranhão

Órgão manifesta preocupação sobre violações de direitos, após rompimento de barragem Godofredo Viana

MAB-MA

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) enviou um oficio nesta terça-feira (30) no qual manifesta extrema preocupação e solicita informações sobre a denúncia recebida de contaminação do Rio Tromaí.

Além da contaminação, a falta de acesso à água potável e o isolamento de moradores da comunidade Aurizona, que fica no município de Godofredo Viana, também preocupam o conselho.

Os transtornos aconteceram em decorrência do rompimento de uma barragem de responsabilidade da Mineração Aurizona S/A, vinculada à empresa canadense Equinox Gold, na semana passada.

Por meio de um documento publicado pelo CNDH, instaurou-se um procedimento para acompanhar a questão, atuando no monitoramento e fiscalização de lesões aos Direitos Humanos no caso.

Em oficio, o CNDH solicitou que a empresa enviasse esclarecimentos sobre o rompimento no prazo de até cinco dias, dada a urgência do caso.

Estão dentre as solicitações:

  • Plano de Segurança de Barragens, devidamente atualizado;
  • Plano de Ação de Emergência (PAE);
  • Informações atualizadas dos últimos três meses dos registros dos níveis de contaminação do solo e do lençol freático na área de influência do reservatório.

Também foi solicitado que a empresa Equinox Gold preste informações e comprove a adoção de medidas em relação às causas do rompimento da barragem sob sua responsabilidade, os impactos ambientais decorrentes do rompimento, as medidas de prevenção contra novos casos, ações para evitar o agravamento sanitário decorrente da pandemia, garantia imediata do fornecimento de água potável para todos os moradores e a viabilização do acesso à estrada que liga a região a outros municípios, evitando o isolamento da comunidade. 

Na manhã desde quarta-feira (31), o Movimento dos Atingidos por Barragens, Conselho Nacional de Direitos Humanos, o Conselho Estadual de Direitos Humanos, a Justiça nos Trilhos, a Defensoria Pública do Maranhão e os moradores da comunidade Aurizona, atingida pelo crime da mineradora Equinox Gold, estiveram reunidos e demonstraram preocupação com a situação das famílias no Distrito de Aurizona.

MAB-MA

O Conselho Estadual de Direitos Humanos-CEDH também solicita respostas da empresa Equinox Gold, que respondeu somente com uma nota por email. O conselho ainda ressalta que um ofício foi enviado ao Procurador Geral de Justiça, Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA e Defensoria Pública, solicitando de investigação e esclarecimento do caso.

No momento, os atingidos denunciam a falta de água potável e outros problemas causados pela mineradora.

“Em algumas casas, chegou água, mas a água tem chegado com cheiro forte e causado coceiras na pele das pessoas. O rompimento acabou com a lagoa do Cachimbo e a lagoa Juiz de Fora que, além de reservatórios de abastecimento de água da comunidade, era também o nosso ponto turístico. A única coisa que tínhamos na região era água em abundância, e agora até a água a empresa tirou de nós. As notas [da empresa] são mentirosas, não são justas, as reuniões com a empresa não resolvem” conta Jonias Pinheiro, atingido pelo crime da Equinox Gold.

“A mineração já vem conflito com a comunidade há muito tempo. Eles estão colocando a gente contra o povo. As lideranças têm sofrido ameaças constantes por estarem denunciando e cobrando os seus direitos. A população do distrito de Aurizona está à mercê de novos crimes socioambientais, riscos de deslizamentos e até novos rompimentos se as autoridades não tomarem providências cabíveis neste momento” alerta Pinheiro.

 “O MAB acompanha casos parecidos em todo o Brasil e a prática das mineradoras como a Equinox Gold são recorrentes em vários lugares do país e do mundo. A empresa não tem desculpas, tenta dominar o discurso de que não houve rompimento, pois pra ela é ruim dizer ‘rompimento de barragem’, mas ela tem que agir se antecipando dos problemas. A empresa não traz desenvolvimento e precisa reparar a população e a área.” relata, Josivaldo Oliveira da Coordenação Nacional do MAB.

Portanto, o Movimento dos Atingidos por Barragens continua na luta em defesa dos direitos dos atingidas denunciando que crimes como este estão relacionados diretamente ao modelo energético e mineral que colocam o lucro acima da vida.

O movimento defende a imediata reparação dos direitos das famílias por parte da empresa, e reivindica providências e atuação das autoridades estaduais e federais que cumpram o seu dever de zelar pelos direitos das populações atingidas por barragens.

*com informações do CNDH

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 20/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Maranhão

Em visita a Aurizona, MAB cobra agilidade da empresa no atendimento emergencial aos atingidos pelo rompimento

Nas reuniões realizadas com representantes dos órgãos oficiais, o tema considerado central é a construção de uma pauta emergencial que atenda as reivindicações dos atingidos, como o abastecimento de água de qualidade e o asfaltamento da estrada que liga o distrito ao município de Godofredo Viana

| Publicado 30/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Campanha arrecada doações para atingidos em Godofredo Viana (MA); contribua

MAB organiza campanha de solidariedade para que as famílias afetadas com rompimento da barragem possam ter uma ajuda emergencial em itens básicos como alimentação, água e kits de higiene

| Publicado 28/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Maranhão

Água contaminada: moradores de Aurizona (MA) relatam problemas de saúde após rompimento da barragem

Atingidos denunciam fornecimento de água suja que traz diversos problemas para a comunidade; um mês após o crime, empresa permanece negando direitos básicos