Campanha arrecada doações para atingidos em Godofredo Viana (MA); contribua

MAB organiza campanha de solidariedade para que as famílias afetadas com rompimento da barragem possam ter uma ajuda emergencial em itens básicos como alimentação, água e kits de higiene

No pior momento da pandemia no Brasil, novos rompimentos de barragem voltaram a acontecer. Na última quinta-feira (25), uma barragem da mineradora Aurizona MASA, pertencente à empresa Equinox Gold, no munícipio de Godofredo Viana, estado do Maranhão, se rompeu.

A lama tóxica atingiu o rio Tromaí, invadindo a Estação de Tratamento de Água (ETA), utilizada para abastecer os moradores de Aurizona e deixando 4 mil pessoas sem acesso à água potável por mais de cinco dias, além de estarem ilhados.

Segundo relatos dos atingidos, a barragem secundária rompeu logo após intervenções da mineradora feitas com retroescavadeiras para evitar que a água da chuva entrasse em uma das suas minas da região de Piaba. Essas intervenções aumentaram o nível da água de uma lagoa próxima causando o rompimento de uma antiga barragem antes usada por garimpeiros e mineradoras ilegais, atualmente de posse e utilizada pela MASA para outros fins.

As famílias atingidas da região estão precisando apoio emergencial urgentemente.

Além do atendimento emergencial, sabemos que os problemas sociais e ambientais causados com o rompimento poderão continuar por vários anos, tendo em vista a contaminação do rio Tromaí, que fica numa área de manguezais, rios e mar.

Tudo isso tem evidenciado uma série de crimes e danos causados à vida das pessoas e ao meio ambiente, visto que estamos falando de uma área de manguezais e de Reserva Extrativista, por isso, as denúncias exigindo justiça e reparação de direitos precisam ser ampliadas e alcançar toda a sociedade. Temos que denunciar essas graves violações aos Direitos Humanos e ao meio-ambiente, estaremos em luta por reparação e justiça social.

Por essa razão, despertamos a solidariedade em uma campanha de arrecadação, para que essa população atingida possa ter auxílio imediato. Queremos arrecadar 4 mil kits de higiene, 2 mil cestas de alimentos e 360 mil litros de água potável suficientes para um mês de uso das famílias.

Colabore com as famílias de atingidos em Godofredo Viana, no Maranhão.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 01/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Maranhão

CNDH notifica Equinox Gold para esclarecimentos sobre rompimento em Aurizona, no Maranhão

Órgão manifesta preocupação sobre violações de direitos, após rompimento de barragem Godofredo Viana

| Publicado 09/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Maranhão

MAB cobra reparação aos atingidos de Aurizona (MA) em diálogo com Secretaria de DH do estado

O Secretário da SEDIHPOP, Chico Gonçalves, se solidarizou com a problemática e a luta dos atingidos em Aurizona e informou que o governo do estado do Maranhão está tomando providências cabíveis para atender as necessidades urgentes da população

| Publicado 20/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Maranhão

Em visita a Aurizona, MAB cobra agilidade da empresa no atendimento emergencial aos atingidos pelo rompimento

Nas reuniões realizadas com representantes dos órgãos oficiais, o tema considerado central é a construção de uma pauta emergencial que atenda as reivindicações dos atingidos, como o abastecimento de água de qualidade e o asfaltamento da estrada que liga o distrito ao município de Godofredo Viana