MAB organiza campanha de solidariedade para que as famílias afetadas com rompimento da barragem possam ter uma ajuda emergencial em itens básicos como alimentação, água e kits de higiene
Publicado 30/03/2021 - Atualizado 16/04/2021
No pior momento da pandemia no Brasil, novos rompimentos de barragem voltaram a acontecer. Na última quinta-feira (25), uma barragem da mineradora Aurizona MASA, pertencente à empresa Equinox Gold, no munícipio de Godofredo Viana, estado do Maranhão, se rompeu.
A lama tóxica atingiu o rio Tromaí, invadindo a Estação de Tratamento de Água (ETA), utilizada para abastecer os moradores de Aurizona e deixando 4 mil pessoas sem acesso à água potável por mais de cinco dias, além de estarem ilhados.
Segundo relatos dos atingidos, a barragem secundária rompeu logo após intervenções da mineradora feitas com retroescavadeiras para evitar que a água da chuva entrasse em uma das suas minas da região de Piaba. Essas intervenções aumentaram o nível da água de uma lagoa próxima causando o rompimento de uma antiga barragem antes usada por garimpeiros e mineradoras ilegais, atualmente de posse e utilizada pela MASA para outros fins.
As famílias atingidas da região estão precisando apoio emergencial urgentemente.
Além do atendimento emergencial, sabemos que os problemas sociais e ambientais causados com o rompimento poderão continuar por vários anos, tendo em vista a contaminação do rio Tromaí, que fica numa área de manguezais, rios e mar.
Tudo isso tem evidenciado uma série de crimes e danos causados à vida das pessoas e ao meio ambiente, visto que estamos falando de uma área de manguezais e de Reserva Extrativista, por isso, as denúncias exigindo justiça e reparação de direitos precisam ser ampliadas e alcançar toda a sociedade. Temos que denunciar essas graves violações aos Direitos Humanos e ao meio-ambiente, estaremos em luta por reparação e justiça social.
Por essa razão, despertamos a solidariedade em uma campanha de arrecadação, para que essa população atingida possa ter auxílio imediato. Queremos arrecadar 4 mil kits de higiene, 2 mil cestas de alimentos e 360 mil litros de água potável suficientes para um mês de uso das famílias.