Em Congonhas (MG), MAB cobra construção de creche e responsabilização da CSN

MAB reafirma necessidade de construção de creche para a comunidade em local seguro e que a empresa pague a conta

Neste sábado (16), representantes do MAB visitaram uma área em um terreno público destinado para a construção da creche Dom Luciano e da Escola Municipal Conceição Monteiro Lima Guimarães, em um local seguro, no bairro Lucas Monteiro, em Congonhas, Minas Gerais. 

Terreno público no bairro Lucas Monteiro / Comunicação MAB-MG

O MAB reafirmou a proposta de construção do equipamento em reunião com o prefeito Cláudio Dinho (MDB) e o diretor de mobilização social e organização Rodrigo Ferreira da Silva, na semana passada. O movimento defende que a prefeitura construa a obra e, posteriormente, cobre a responsabilidade da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional. Dinho assumiu a prefeitura de Congonhas neste ano, com 200 milhões em caixa.

O prefeito considerou a proposta razoável. Segundo Dinho, será feito o levantamento da demanda de crianças em ‘idade de creche e de escola’ nos bairros próximos ao terreno. Ele garantiu que, se até o retorno das aulas presenciais a creche e a escola não estiverem prontas, a prefeitura vai alocar as crianças em outros espaços da cidade. 

A creche Dom Luciano e a Escola Municipal Conceição Monteiro Lima Guimarães foram fechadas em fevereiro de 2019 por causa da insegurança do complexo da barragem Casa de Pedra (CSN), gerando muito prejuízo para a sociedade em geral. 

O membro da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens que participou da visita conta que a juíza Flávia Generoso de Matos (Comarca de Congonhas) intimou a CSN a iniciar a obra da escola e da creche em um prazo de 30 dias contado a partir de decisão de 8 de maio de 2020, com multa diária de 50 mil reais, bloqueio de 3 milhões e prazo de dez meses para término da construção. ‘Se a gestão municipal tiver a iniciativa da construção esse quadro pode mudar’, diz o militante do MAB.


O MAB cobrou também do prefeito um sistema de distribuição de água para 70 famílias da Comunidade do Barnabé e abertura de quadra da escola do Campinho para o lazer de jovens da comunidade. Além disso, o MAB entregou uma cópia do Programa Municipal, que engloba quatro elementos centrais: direitos das famílias atingidas pela exploração minerária; soberania na gestão municipal; aplicação de 10% (no mínimo) dos royalties do minério na diversificação da matriz de produção e desenvolvimento urbano voltado ao bem comum.

“Não moro lá de forma alguma”, diz engenheiro

Durante a reunião, o MAB relatou a preocupação com a proximidade entre a ‘Casa de Pedra’ e a população, com moradias a apenas 200 metros de distância. São quase 5 mil pessoas na área de risco da maior barragem de rejeito em área urbana da América Latina. Ela acumula 103 milhões de m³, somando oito vezes o volume de Brumadinho (que rompeu há dois anos, deixando centenas de mortos).

O prefeito reconheceu que a situação é grave e revelou a gravidade da situação na fala de um engenheiro. “Não moro lá de forma alguma”, referindo-se ao bairro residencial, um dos mais próximos da barragem. Cláudio Dinho disse que vai realizar um parecer técnico independente da barragem Casa de Pedra.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 29/01/2021 por Olívia Teixeira / Comunicação MAB

“O caminho até o desastre”: Moradoras de cidades ameaçadas por rompimento de barragem, em MG, relatam a luta por direitos

Nas cidades onde há risco de rompimento de barragens, os crimes já acontecem e as mulheres lutam por garantia de direitos e que vidas não sejam perdidas. Leia os relatos:

| Publicado 25/11/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Em decisão histórica, Justiça obriga CSN a pagar aluguel para famílias que vivem em área de risco em Congonhas (MG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pague aluguel a moradores vizinhos à Barragem Casa de Pedra, para que eles possam sair do local devido ao risco de rompimento

| Publicado 09/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Atingidos de Congonhas (MG) sofrem com alagamentos, risco de rompimento de barragem e desinformação

Diante de cenário de chuvas intensas, população sofre com medo de rompimento de barragem da CSN. Inundações deixaram centenas de pessoas desabrigadas