Nota do MAB | Novo colapso em Manaus não é tragédia, é parte de um projeto

Manaus, no Amazonas, está em novo colapso, e agora ainda mais sério, devido à pandemia da Covid-19. Profissionais de saúde denunciam que pacientes estão morrendo por falta de oxigênio em plena região conhecida como o “pulmão do mundo”

A negligência e o negacionismo vêm causando um aumento exponencial no número de casos de Covid-19 e mortes na capital amazonense. Segundo o jornal El País, nos primeiros 14 dias de 2021, foram registrados 1.657 mortes no município (considerando todas as causas). O número é maior do que todos os sepultamentos contabilizados desde o auge da pandemia, em abril do ano passado, até dezembro: 1.285.

Cemitério em Manaus. Crédito: Amazônia Real / Fotos Públicas

A empresa que fornece oxigênio estuda importar de sua unidade na Venezuela para suprir a demanda local, 160% maior que a registrada no primeiro pico da doença.

A crise ocorre duas semanas após as festas de final de ano. Ainda em dezembro, o governador do Estado decretou o fechamento de atividades não essenciais, mas recuou após pressão de deputados e empresários bolsonaristas.

Atribui-se esse aumento nos contágios em Manaus a uma nova variante do vírus, supostamente mais transmissível que a anterior. No entanto, as medidas a serem tomadas para combater o coronavírus, em especial o distanciamento social, não mudaram, e muitos países ao redor do mundo enfrentaram assim novas ondas de contaminação após flexibilizarem o isolamento.

A falta de oxigênio, os recordes de mortes, a falta de medicamentos e as filas de espera para internação em Manaus, o desespero de parentes e das equipes de saúde – tudo isso poderia ter sido evitado se fosse levada à sério a experiência recente do caos provocado pela pandemia na cidade e se houvesse sinergia entre os governos municipal, estadual e federal.

Manaus, infelizmente, é um prenúncio do que pode ocorrer em outras metrópoles brasileiras se o projeto genocida em curso prosseguir.

Não é possível negar a responsabilidade do Governo Federal e não se pode afirmar que Bolsonaro “não está fazendo nada” referente à pandemia, pior: ele está deliberadamente estimulando o aumento do contágio e favorecendo mutações do vírus ao promover aglomerações e a venda de medicamentos de eficácia duvidosa. Também negligencia os cuidados, não apresenta plano de imunização e se recusa a coordenar ações a nível federal. Além disso, acaba com o auxílio emergencial, promove uma agenda privatista e retira recursos de áreas estratégicas como ciência e tecnologia.

Bolsonaro não chegou ao governo sozinho, mas teve o apoio ativo dos partidos de direita, da burguesia brasileira e do capital financeiro. Alguns representantes desses setores apresentam-se agora como alternativas políticas na condução da crise, mas o povo sabe que são oportunistas de ocasião. Perdemos vidas para não prejudicar o “ambiente de negócios”.

O Brasil tem capacidade e condições de conduzir um plano de vacinação em massa para a população. É preciso iniciar urgentemente e assegurar a gratuidade da vacina pelo SUS. Além disso, em caráter emergencial, é preciso retornar com o auxílio emergencial em valor integral, adiar a aplicação do Enem, previsto para esse domingo, e derrubar a lei do teto de gastos – que inviabiliza a garantia de serviços públicos essenciais.

A crise, no entanto, não dá prenúncios de que está próxima do fim. A única saída a longo prazo é construir um projeto de nação que priorize a vida humana, a natureza, o trabalho e os direitos sociais. Somente uma agenda comprometida com a soberania brasileira pode apontar saídas para a crise sistêmica sem precedentes que estamos enfrentando.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/07/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Em defesa do povo, mais de 90 organizações se unem pelo Fora Bolsonaro

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, centrais sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis, partidos políticos, tradições religiosas e entidades da sociedade civil divulgam documento sobre situação do país e convocam a unidade dos setores democráticos

| Publicado 03/05/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Gustavo: a nota é de pesar, mas o canto é de ESPERANÇA!

Nota de pesar pela perda do nosso companheiro de luta, Gustavo.

| Publicado 06/08/2020 por Coletivo de Comunicação MAB

Em carta aberta, mais de 50 entidades denunciam esvaziamento da função social do BNDES

52 organizações assinam a carta, endereçada aos diretores Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, assim como ao ministro da Economia, aos presidentes da Câmara e do Senado e a ministros do Supremo Tribunal Federal