No Rio Grande do Sul, MAB afirma que privatizar a CEEE é um ataque contra povo gaúcho; leia a nota

Governo Leite quer privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul até fevereiro do ano que vem; MAB é contra

A entrega da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) pelo governo gaúcho para as empresas privadas segue a passos largos. No dia 8 de dezembro, foi publicado o edital de privatização do braço de Distribuição da Companhia (CEEE-D) no Diário Oficial do Rio Grande do Sul.

O Movimento dos Atingidos por Barragens vem a público para rechaçar toda e qualquer iniciativa de privatização da CEEE, que significa uma negociata do governo de Eduardo Leite e do governo de Jair Bolsonaro contra o povo deste estado.

Denunciamos que, mesmo em meio a uma pandemia e com o recente apagão no estado do Amapá, fruto do modelo privatista do setor elétrico brasileiro, o cronograma de leilão foi apresentado e a previsão de entrega de nosso grande patrimônio energético, ainda público, é para o dia 3 de fevereiro de 2021.

O fato é que o caminho escolhido pelo governo Leite será extremamente nocivo e prejudicial ao povo, pois trará aumentos ainda mais abusivos na conta de luz, nos lesando duplamente, já que as 13 hidrelétricas de propriedade da CEEE-Geração e Transmissão (CEEE-GT), também previstas para leilão, já foram pagas pelo povo gaúcho no decorrer das últimas décadas através da tarifa de energia.

Agora, que temos a possibilidade de diminuição dos custos, o governo quer entregar nossos patrimônios para quem só almeja o lucro.

Como referência, se atualmente a energia produzida pelas usinas da CEEE é vendida, em média, por R$ 60 para cada 1 mil quilowatt/hora (kW/h), após a privatização, o preço será alterado e a energia será vendida pelo preço de mercado, que gira em torno de R$ 300,00 para cada 1 mil kW/h.

O MAB já alertou anteriormente que o aumento da energia prejudicará também a retomada da economia e a geração de empregos no período pós-pandemia e que a privatização segue na contramão do que é necessário fazer para que nosso povo não seja mais submetido à situação de miséria e desemprego.

Cabe lembrar que, além das 13 usinas, que representam cerca de 15% do potencial hidrelétrico instalado no estado, o plano é privatizar também os mais de 6.300 km de linhas de transmissão pertencentes à CEEE-GT. Já a CEEE-D é responsável por distribuir energia diretamente a mais de 4 milhões de consumidores, e teve seu edital de venda lançado nesta semana.

Por isso denunciamos que as medidas em curso são crimes contra nosso patrimônio público estratégico e contra nossa soberania energética.

E, para lutarmos contra esse crime de lesa-pátria, convocamos toda a população gaúcha a se somar em defesa de uma CEEE pública e em defesa de tarifas justas de energia elétrica, algo que só uma empresa estatal consegue garantir.

ÁGUA E ENERGIA NÃO SÃO MERCADORIAS!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 31/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

“É um ataque de Leite e Bolsonaro contra o povo gaúcho”, afirma MAB sobre venda da CEEE

A venda da CEEE vai impactar o povo gaúcho com aumentos abusivos nas contas de luz e risco de apagões, e deve prejudicar a retomada da economia no pós-pandemia

| Publicado 05/08/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio Grande do Sul

Nota pública: Governos Leite e Bolsonaro parem a privatização da CEEE!

Em nota pública, 42 organizações se posicionam contrárias ao processo de privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e exigem a imediata suspensão da Consulta Pública Nº 039/2020 da ANEEL, por considerarem esse processo um crime de lesa pátria, com graves danos ao povo gaúcho e ao interesse público

| Publicado 21/07/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Governo do estado do RS destrói patrimônio gaúcho: CEEE – G poderá ser entregue à iniciativa privada a preço de banana

Governo marcou nova data para a venda da CEEE-G com preço 33% menor do que no primeiro leilão realizado em maio