Encontro do MAB reúne candidatos à prefeitura e Câmara de Porto Alegre

Reunião ocorreu no último sábado (31) com participação de atingidos e entrega de documento com reivindicações para o próximo período

O MAB – Rio Grande do Sul organizou, na tarde do ultimo sábado (31), uma reunião com candidatos à prefeitura e câmara municipal de Porto Alegre. No encontro virtual, lideranças comunitárias dos bairros onde o movimento tem atuação enviaram aos candidatos o documento intitulado “Por um Projeto Popular para Água e Energia e pela Garantia dos Direitos dos Atingidos por Barragens, Enchentes e Obras Hídricas em Porto Alegre-RS’’.

Estiveram presentes 17 candidatos a vereador e dois candidatos a vice-prefeito, Miguel Rosseto, pela chapa PCdoB/PT, e a professora Maria Luiza Loose, pela chapa PDT/PSB. Os candidatos ouviram as reivindicações das famílias, fruto de uma construção coletiva e de intensos debates realizados nas comunidades em que o MAB tem atuado na capital.

Dentre as reivindicações, os atingidos pleiteiam a criação de uma política municipal de direitos para as populações e comunidades atingidas por barragens, enchentes e obras hídricas em Porto Alegre, planos de treinamento e capacitação das populações que vivem nos territórios com barragens, obras hídricas e com histórico de enchentes, um plano municipal de contenção de enchentes e alagamentos com revitalização, drenagem e limpeza permanente de arroios e redes de escoamento e esgoto, um plano municipal de regularização fundiária, de urbanização e revitalização urbana, entre outras pautas.

No que diz respeito ao Projeto Popular para a Energia em Porto Alegre, o documento reivindica a ampliação do acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica na capital, um plano municipal de democratização do acesso às placas solares nos bairros populares, a ampliação e melhorias em toda rede de iluminação pública dos bairros populares, a criação de um programa municipal de distribuição gratuita mensal de botijão de gás de cozinha, entre outros.

Além disso, o MAB reivindica que todos os candidatos à vereança e prefeitura se posicionem e se somem na luta contra a privatização da CEEE e contra a instalação da Mina Guaíba e do seu pólo carboquímico nas proximidades da capital.

As pautas ligadas à agua pedem a revisão dos critérios para acesso à Tarifa Social da Água, um plano municipal de regularização do acesso ao saneamento em todos os bairros populares que sofrem com falta de água, a proibição de suspensão de cortes de água e aplicação de multas pelo DMAE enquanto durar a pandemia do coronavírus, melhorias no processo de tratamento de água e garantia de fornecimento de água potável e de qualidade em todos os bairros populares de Porto Alegre, além de melhorias na rede de saneamento básico, evitando esgoto a céu aberto, contaminações e desperdícios de água, e a criação de um plano municipal de revitalização, proteção e preservação de nascentes, mananciais e corpos d’água de Porto Alegre.

No documento, os atingidos reafirmam a importância do pleito eleitoral, neste momento delicado da nossa frágil história democrática. “Frente ao desgoverno federal, essas eleições cumprem um papel essencial para impedir o avanço da onda de retrocessos que o governo Bolsonaro promove. Eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso real com o povo, que proponham melhoria nas condições de vida da população e que sejam ligados a partidos democráticos e populares é uma tarefa militante e cidadã”, aponta.

Durante a reunião, os candidatos se manifestaram e puderam demonstrar o comprometimento com as reivincações, caso sejam eleitos. O MAB, por sua vez, afirma que as pautas são extremamente viáveis, justas e necessárias e os militantes em luta pela efetivação de cada um delas.

De acordo com Miguel Rosseto, candidato a vice-prefeito na chapa PT/PCdoB, junto com Manuela D’Ávila, a candidatura tem enorme identidade e comprometimento com a pauta apresentada pelo MAB.

“É impossivel pensar em desenvolver a sociedade as custas de violação de direitos e destruição de culturas, assim como pensar um projeto popular de energia sem pensar do ponto de vista estratégico e soberano”, comenta Rosseto.

Rossetto afirmou ainda que o mandato é firme na defesa das empresas públicas de energia e saneamento, como a CEEE e o DMAE, que vem sofrendo ameaças de privatização e sucateamento. “Nos baseamos na democracia participativa para avançar”, concluiu.

A Professora Maria Luiza Loose, candidata a vice-prefeita pela chapa PSB/PDT, junto com Juliana Brizola, ressaltou a importância das pautas dos atingidos pela barragem Lomba do Sabão, no bairro Lomba do Pinheiro, com destaque para a segurança, pois a estrutura encontra-se abandonada pelo DMAE e corre risco de rompimento.

Loose também afirmou a postura em defesa do setor público: “precisamos lutar pela continuidade do serviço público de saneamento, com qualidade e comprometimento com as necessidades do povo, garantindo o acesso a água a um preço  baixo, sobretudo para os mais pobres”, afirma.

Além dos militantes do MAB, estiveram presentes representantes da Consulta Popular, CNTE, Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, CPERS, Sindipetro-RS, Marcha Mundial das Mulheres, Cáritas Regional Sul, Amigos da Terra Brasil, CONSEA-RS, Municipários e Levante Popular da Juventude.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 20/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio Grande do Sul

MAB apresenta pauta de reivindicações à prefeitura de Porto Alegre sobre direitos dos atingidos

Diretor do DMAE dá resposta burocrática e que não atende às demandas da população

| Publicado 09/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio Grande do Sul

Em reunião da Câmara de Porto Alegre, prefeitura minimiza riscos da Lomba do Sabão; MAB cobra medidas de segurança

Representante do DEMHAB (Departamento Municipal de Habitação) da prefeitura de Porto Alegre nega risco de rompimento da barragem, mas não apresentou laudo técnico que comprove a afirmação

| Publicado 02/11/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Em Barão de Cocais (MG), atingidos conquistam prorrogação do auxílio emergencial

Juiz determinou que o pagamento seja feito por mais um ano