No aniversário da Petrobras, movimentos organizam ato virtual por soberania nacional

Trabalhadores de diferentes setores públicos defenderam, na tarde deste sábado (3), as empresas públicas brasileiras; evento teve participação de personalidades políticas

Em uma articulação entre as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos populares, federações e sindicatos de funcionários de empresas públicas realizaram, neste sábado (3), o ato nacional “Pela soberania, em defesa do povo brasileiro”. O evento, que ocorreu de forma virtual, contou com a organização da POCAE – Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia.

Com quase três horas de duração, a transmissão trouxe depoimentos de petroleiros, eletricitários, funcionários dos correios, do setor de transporte e abastecimento, trabalhadores da educação, estudantes, agricultores, além de parlamentares comprometidos com a causa da soberania nacional.

De acordo com pesquisa realizada pelo DataFolha no ano passado, 67% dos brasileiros são contrários a privatizações. Mesmo assim, governos de cunho neoliberal continuam com propostas e pacotes de desestatizações, que, na realidade, são verdadeiras entregas do patrimônio público a grupos internacionais. 

Além do tema da soberania, os participantes comentaram o desastre da gestão da pandemia do coronavírus no Brasil por parte do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com: falta de investimento no SUS (Sistema Único de Saúde), desmantelamento do Ministério da Saúde, tentativa de redução e descontinuidade do auxílio emergencial e disseminação de notícias falsas para rebater recomendações científicas sobre distanciamento social.

Outro ponto bastante citado, e que tem relação direta com o defesa das riquezas brasileiras, foi a destruição do meio ambiente com as queimadas nos biomas da Amazônia, Pantanal e Cerrado.

“O Brasil é um país com grandes potencialidades. Temos as melhores condições de ser um país soberano, estamos entre os cinco maiores países do mundo em extensão territorial e população. Temos uma riqueza extraordinária de bases naturais, terras, água, minérios, petróleo. Temos as empresas públicas que geram riqueza para o Estado, a Amazônia, coração da biodiversidade, e temos um povo heroico que se destaca pela criatividade alegria e trabalho.”, elenca Ivanei Dalla Costa, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens e representante da POCAE. 

 Petrobras: orgulho nacional

A escolha da data do ato não foi à toa. No dia 3 de outubro de 1953, foi criada a maior empresa pública brasileira, a Petrobras. Representantes das centrais sindicais ressaltaram a importância da estatal no desenvolvimento do país com a criação de milhares de empregos diretos e indiretos. Nos anos dos governos Lula e Dilma, a Petrobras recebeu mais investimento em pesquisa e ficou ainda maior com a descoberta do pré-sal, que trouxe a possibilidade de transferência de royalties para educação e saúde, e a política de conteúdo local (Lei 12.304/10) que estabelecia que a Petrobras deveria comprar produtos da cadeia produtiva da indústria nacional, o gerou mais de 640 mil empregos.  

O ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva afirma que a Petrobras é “um símbolo do que queremos defender para o Brasil”, ele relatou a luta travada para a descoberta de petróleo na camada pré-sal. 

“Quando temos um presidente da república que vive todo santo dia lambendo as botas do governo americano, nossa soberania está correndo risco. Um país que não tem soberania não é respeitado. O Brasil não tem tendência a voltar a ser colônia”, diz Lula. 

Sobre os desafios da resistência, a ex-presidenta Dilma Rousseff alerta: “os defensores da privatização da Petrobras devem ser enfrentados e combatidos energicamente onde quer que possamos lutar contra eles, pois, diante de um governo que produz tanta devastação não há outro caminho senão lutar para tirá-lo do poder. O futuro do Brasil será tão mais desastroso quanto mais impunemente Bolsonaro continuar agindo contra a Petrobras”. 


Dentre os parlamentares, participaram: Paulo Ramos (PDT/RJ), Glauber Braga (PSOL/RJ), Alessandro Molon (PSB/RJ), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Gleisi Hoffmann (PT/PR) e o candidato no pleito municipal em São Paulo, o coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) Guilherme Boulos (PSOL). Personalidades como o teólogo Leonardo Boff, o cacique Juarez Munduruku e o ex-chanceler Celso Amorim também enviaram depoimentos. 

João Pedro Stédile, coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), levantou a urgência de defender a soberania alimentar em um país que tem mais de 10 milhões de pessoas que vivem sem segurança alimentar. “O que ocorre hoje, com os preços dos produtos alimentícios disparando, é porque não há nenhum controle, não há nenhuma soberania, o governo não controla estoque e com isso as empresas que compram dos agricultores fazem especulação e cobram o preço que querem, é preciso que haja políticas públicas neste setor. “, explica. 


Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 02/10/2020 por Guilherme Weimann do Sindipetro Unificado SP

Privatização da Petrobrás: saiba 8 motivos para ser contra

Emprego, educação, saúde, abastecimento de combustíveis, meio ambiente, cultura e esporte são algumas das áreas que podem ser impactadas com a venda da estatal

| Publicado 01/10/2020

Contra privatizações e em defesa da soberania, entidades promovem ato virtual neste sábado (3)

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo conclamam a população brasileira para uma série de iniciativas para fortalecer as ações deste dia de lutas

| Publicado 02/10/2020 por Federação Única dos Petroleiros - FUP

STF rejeita pedido de suspensão de venda de oito refinarias da Petrobras

Abraço à sede da Petrobras, no Rio, mobilizações nos estados e um grade ato virtual marcam os 67 anos de criação da Petrobrás, no sábado (3). Nas bases operacionais, haverá atos pela manhã, na entrada dos turnos