Contra privatizações e em defesa da soberania, entidades promovem ato virtual neste sábado (3)

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo conclamam a população brasileira para uma série de iniciativas para fortalecer as ações deste dia de lutas

Neste sábado (3), data em que a Petrobras completa 67 anos de existência, será realizado às 15h o ato político e cultural “Pela soberania nacional, em defesa do povo brasileiro”, nas redes sociais. O evento tem como objetivo apresentar um contraponto à agenda econômica de privatizações do governo federal e fortalecer uma articulação nacional em defesa das empresas públicas e estatais em todo o Brasil.

De acordo com Fabiola Latino, representante da Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia, a atividade é fundamental para sensibilizar e despertar o povo brasileiro para a importância dos serviços públicos e das empresas estatais que fazem integração regional e diminuem desigualdades sociais em seus locais de atuação. “Empresas lucrativas que o governo quer vender para beneficiar poucos empresários, e é a população que sofre as consequências dessa política entreguista”.

Em nota, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo conclamam a população brasileira para uma série de iniciativas no sentido de fortalecer as ações deste dia de lutas.

“Após o golpe de 2016, o projeto de destruição da soberania, o saqueio das riquezas, a entrega de empresas públicas estratégicas, a desindustrialização e desemprego em massa, a destruição da Amazônia, a privatização da educação e saúde, os tarifaços nos alimentos e demais serviços públicos (luz, água, gás de cozinha e combustíveis) tem sido a tônica do governo de Jair Bolsonaro”, apontam as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Trecho do manifesto assinado por dezenas de organizações, sindicatos e movimentos sociais que integram o Comitê de Luta Contra as Privatizações destaca: “Não podemos permitir que as empresas de prospecção, exploração e refino de petróleo, bancos públicos seculares, correios com honrosa tradição de serviços, portos e serviços portuários, empresas de eletricidade, de saneamento, transporte público, serviços públicos de todas as esferas tenham de viver a ameaça de extinção ou de privatização total ou parcial. Essas empresas atuam em setores estratégicos para a soberania nacional”. 

Haverá atos presenciais em todo o Brasil, com todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde. No Rio de Janeiro, acontecerá, às 10h, um abraço no edifício sede da Petrobras, localizado na avenida Chile, 65, Centro.

O ato é organizado pelas seguintes entidades: Comitê de Luta Contra as Privatizações, Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia.

Já estão confirmadas várias personalidades, entre elas o teólogo Leonardo Boff, os ex-presidentes do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, o presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, além de parlamentares, lideranças indígenas, sindicais e de movimentos populares.

Serviço:


Ato nacional “Pela soberania nacional, em defesa do povo brasileiro”, nas redes sociais

Data: 3/10, sábado. Horário: 15h (horário de Brasília).
Nas redes: Youtube e Facebook da Rede TVT (@redetvt) e das demais organizações envolvidas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 02/10/2020 por Guilherme Weimann do Sindipetro Unificado SP

Privatização da Petrobrás: saiba 8 motivos para ser contra

Emprego, educação, saúde, abastecimento de combustíveis, meio ambiente, cultura e esporte são algumas das áreas que podem ser impactadas com a venda da estatal

| Publicado 04/10/2020 por Claudia Rocha / Comunicação MAB

No aniversário da Petrobras, movimentos organizam ato virtual por soberania nacional

Trabalhadores de diferentes setores públicos defenderam, na tarde deste sábado (3), as empresas públicas brasileiras; evento teve participação de personalidades políticas

| Publicado 02/10/2020 por Federação Única dos Petroleiros - FUP

STF rejeita pedido de suspensão de venda de oito refinarias da Petrobras

Abraço à sede da Petrobras, no Rio, mobilizações nos estados e um grade ato virtual marcam os 67 anos de criação da Petrobrás, no sábado (3). Nas bases operacionais, haverá atos pela manhã, na entrada dos turnos