Em Brumadinho (MG), Ciranda do MAB permanece como espaço importante da organização

Para o MAB “a ciranda é a energia do movimento”; militantes mineiros destacam a força do espaço para a construção, consolidação e transformação da realidade dos atingidos

Foto: Marcelo Aguilar / Comunicação MAB

A ciranda do MAB é o espaço político e cultural que proporciona aos pais os cuidados às crianças para que eles possam participar das outras atividades. Além da organização política, o espaço garante que as mulheres, já sobrecarregadas e responsabilizadas pelos cuidados aos filhos, participem das atividades políticas com tranquilidade.

Na ciranda do MAB, as crianças aprendem umas com as outras, no seu modo e no seu tempo, a conhecer e viver suas diferenças e suas lutas. Infelizmente, muitas das crianças não têm o momento de ser criança em casa devido às consequências das violações sofridas nos territórios.

Para Tatiana Rodrigues, coordenadora regional da ciranda do MAB na bacia do rio Paraopeba e atingida pelo crime da Vale, “a ciranda foi muito importante para a formação da minha filha no período pós crime, todas elas estavam bem abaladas com as notícias e com a proporção da tragédia”, afirma.

As crianças ensinam e aprendem sobre as vivências, relatam, descrevem, desenham e se enxergam como atingidas. Eles refletem a partir das suas perdas, por exemplo, lembrando do momento que poderiam estar com seus pais pescando no rio e que agora não podem mais por causa de um crime, conta a experiência Tatiana. 

O coletivo da ciranda infantil do MAB tem como objetivo fortalecer o movimento na região, no estado e também nacionalmente. “Temos os coletivos regionais da ciranda infantil que são espaços onde conseguimos desenvolver um conjunto de oficinas para permitir a realização de atividades lúdicas e pedagógicas com as crianças, que são as sementes da transformação da sociedade”, Rogério Oliveira, da coordenação estadual do MAB em Minas Gerais.

Foto: Isis Medeiros

“Nós, educadores, entendemos o quanto é bom participar, ajudar as crianças a entender seus medos, como se abrirem e deixarem se reconhecer como atingido, de forma lúdica, com muito amor e carinho”, ressalta Tatiana Rodrigues.

Ciranda em tempos de Covid-19

O coletivo nacional da Ciranda do MAB desenvolveu algumas atividades para as crianças que estão em casa durante o período de pandemia. Em Brumadinho, algumas brincadeiras foram realizadas com massinha, representando alguns itens essenciais de higiene para combater o Covid 19, representando o álcool em gel e desinfetante. Tivemos até sugestões da criançada de como fazer massinha.

O papel e os lápis de colorir foram utilizados para os pequenos liberarem a imaginação. Durante o isolamento social é necessário que as crianças, que não estão frequentando as escolas, façam atividades que exerçam atividades educativas e muito divertidas.

“Temos três crianças em casa. Agora, pelo menos duas vezes por semana, vamos fazer brincadeiras que aprendemos com os materiais da Ciranda do MAB”, diz Rosemara Aparecida, avó do José, Samuel e Kenedy e integrante do MAB em Brumadinho.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/07/2020 por Coletivo da Ciranda do MAB

30 anos do ECA: MAB segue em defesa dos direitos das crianças e adolescentes

O MAB defende o Estatuto da Criança e do Adolescente e luta para que os direitos sejam, de fato, cumpridos

| Publicado 18/12/2020 por Coletivo da Ciranda do MAB

Retrospectiva | “Energia do Movimento”: Ciranda do MAB permanece ativa durante quarentena e resgata direito ao brincar e sonhar

Os impactos com a pandemia têm agravado as recorrentes violações de direitos das crianças atingidas

| Publicado 23/01/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Mulheres atingidas estão na linha de frente na denúncia dos crimes da Vale; leia depoimentos

Depoimentos de mulheres atingidas mostram consequências do crime da Vale em Brumadinho, dois anos após rompimento da barragem