STF mantém medidas para proteger povos indígenas na pandemia

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão que obriga o governo federal a adotar medidas para preservar a vida e a saúde dos povos indígenas durante a pandemia de Covid-19

O Supremo Tribunal Federal (STF), referendou a decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso, que obriga o governo federal a adotar medidas para preservar a vida e a saúde dos povos indígenas durante a pandemia de Covid-19. O julgamento, que havia iniciado na segunda-feira (03), encerrou em sessão nesta quarta à tarde (05).

A decisão prevê a elaboração de plano de emergência para enfrentamento e monitoramento da Covid-19 com a participação dos povos indígenas. Além disso, prevê a criação de uma barreira sanitária para os indígenas isolados e de contato recente e a garantia de acesso ao sistema de saúde, inclusive para indígenas não-aldeados e citadinos.

Foto: AFP

 “As barreiras sanitárias são precárias, faltam equipamentos de proteção individual, faltam profissionais de saúde em todos os pólos e nos distritos de saúde indígena, por isso estamos debatendo principalmente o controle territorial, através de barreiras nos territórios indígenas, e a extensão dos serviços da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em terras não demarcadas, que abrangem 40% dos povos indígenas do Brasil”, afirma Leandro Scalabrin, presidente da Comissão de Povos Indígenas do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O CNDH deverá acompanhar, sugerir medidas para este plano e fazer o monitoramento da sua implementação.  “Também é importante a retomada e a demarcação de terras indígenas que estão suspensas desde que este governo tomou posse. Este governo também tentou extinguir a Sesai e não conseguiu. Se tivesse conseguido, certamente estaríamos diante de um verdadeiro genocídio”, afirma Scalabrin.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709 foi ajuizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e por seis partidos políticos (PSB, PSOL, PCdoB, Rede, PT e PDT).

A ação originalmente previa também a retirada de invasores das terras indígenas, mas esse artigo foi vetado na decisão de Barroso, que argumentou haver risco de conflitos e agravamento da contaminação. As terras citadas para desintrusão são Yanomami, Karipuma, Uru-Eu-Wau-Wau, Kayapó, Araribóia, Mundukuru e Trincheira Bacajá.

De acordo com levantamento da Apib, o coronavírus já contaminou mais de 22 mil indígenas de 148 povos diferentes, causando 633 mortes. Enquanto a taxa de mortalidade nacional é de 43 por 100 mil habitantes, entre os povos indígenas ela alcança mais de 66 por 100 mil, uma taxa 54% maior. Embora o contágio pela Covid-19 esteja aparentemente se estabilizando no país, entre os povos indígenas está acelerado. Entre junho e julho, os casos aumentaram 54% e as mortes 115%.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/08/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

É urgente deter o genocídio indígena

Movimento cobra que STF mantenha as obrigações do governo federal em auxiliar e proteger povos indígenas da pandemia

| Publicado 11/05/2022 por Murilo Pajolla do Brasil de Fato

Governo boicotou fiscalização contra garimpo em terras Yanomami, diz entidade de servidores

Associação afirma que última operação na região ocorreu há 5 meses. “sou psicopata”, declara presidente do Ibama

| Publicado 06/08/2020 por Coletivo de Comunicação MAB

Em carta aberta, mais de 50 entidades denunciam esvaziamento da função social do BNDES

52 organizações assinam a carta, endereçada aos diretores Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, assim como ao ministro da Economia, aos presidentes da Câmara e do Senado e a ministros do Supremo Tribunal Federal