É urgente deter o genocídio indígena

Movimento cobra que STF mantenha as obrigações do governo federal em auxiliar e proteger povos indígenas da pandemia

Foto: Adriano Machado/Reuters

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou na tarde de ontem (03) o julgamento da ação que obriga o governo federal a adotar uma série de medidas para preservar a vida e a saúde dos povos indígenas na pandemia de covid-19. Com a sessão suspensa, a decisão deve ocorrer na próxima quarta-feira (05).

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709 foi ajuizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e por seis partidos políticos (PSB, PSOL, PCdoB, Rede, PT e PDT). O ministro Luís Roberto Barroso já concedeu liminar favorável.

A ação prevê a elaboração de plano de emergência para enfrentamento e monitoramento da Covid-19. Este plano deve ser elaborado com participação dos povos indígenas e acompanhamento do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Além disso, está prevista a criação de uma barreira sanitária para os indígenas isolados e de contato recente e garantia de acesso ao sistema de saúde. A ação originalmente previa também a retirada de invasores de terras indígenas, mas esse artigo foi vetado na decisão de Barroso.

Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), é urgente que o STF decida pela manutenção da liminar como forma de evitar um verdadeiro genocídio. Também é essencial que o plano seja efetivamente implementado com participação das organizações indígenas e defensoras de direitos humanos, como prevê a ação.

Denunciamos a atual política do governo federal para os povos indígenas. Desde o início do governo Jair Bolsonaro, a demarcação de terras indígenas está suspensa. O governo também tentou extinguir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), mas foi impedido pela pressão popular. Se tivesse conseguido, as proporções da pandemia seriam ainda mais catastróficas entre estes povos. Denunciamos ainda a destruição da Amazônia e o incentivo, velado ou explícito, à invasão e grilagem em terras indígenas.

Manifestamos nossa solidariedade a todos os povos indígenas que tem enfrentado as maiores brutalidades, como as mães Yanomami que sequer tiveram o direito de enterrar seus bebês mortos pela Covid-19 em Boa Vista (RR). Lembramos também a memória de lideranças como Paulinho Paiakan, Nelson Mutzie Rikbaktsa, Vicente Saw Munduruku e Gumercindo Karitiana, entre tantos outros guardiões do conhecimento que encantaram precocemente em virtude do coronavírus.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/08/2020 por Elisa Estronioli / Coletivo de Comunicação MAB

STF mantém medidas para proteger povos indígenas na pandemia

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão que obriga o governo federal a adotar medidas para preservar a vida e a saúde dos povos indígenas durante a pandemia de Covid-19

| Publicado 11/05/2022 por Murilo Pajolla do Brasil de Fato

Governo boicotou fiscalização contra garimpo em terras Yanomami, diz entidade de servidores

Associação afirma que última operação na região ocorreu há 5 meses. “sou psicopata”, declara presidente do Ibama

| Publicado 19/05/2022 por Texto e fotos: Ahmad Jarrah

Vidas ameaçadas. Futuro submerso?

Comunidades ribeirinhas e indígenas se unem contra Usina Hidrelétrica Castanheira em Juara, na Amazônia